Moradores do bairro dos Rastas, Sector 10, comuna do Golfe, distrito do Kilamba Kiaxi mostraram-se satisfeitos com a instalação de clínicas móveis na área, no quadro do projecto Saúde Chegou no fim-de-semana .
Contactados pela Angop, os populares elogiaram a iniciativa, devido a carência de serviços básicos de saúde na área.
O presidente da Comissão de moradores da zona, João Sábado, agradeceu a Administração por ter indicado o sector para beneficiar do projecto.
Santa António Fernandes disse que a ideia foi boa, mas é de opinião que as clínicas deviam ser instaladas no bairro há uns meses devido a epidemia de febre-amarela que assolou o bairro, causando a morte de muitos moradores.
Branca Afonso também considerou a iniciativa boa porque na área existem muitas pessoas com problemas de saúde, mas sem recursos para recorrer a um posto privado.
Para José António, a ideia foi muito boa, porque no bairro há alguns meses, registaram-se muitos óbitos, em consequência do surto de febre-amarela e malária.
No entanto, os moradores solicitaram melhoria dos serviços sociais básicos, principalmente, no sector da saúde, educação, fornecimento de energia e de água.
Os moradores mostram-se também preocupados com o fraco saneamento básico do meio e com a delinquência juvenil.
João Sábado disse que a Comissão de moradores está particularmente preocupada com o elevado índice de casos de malária porque o sector encontra-se próximo da vala da Cabamba, um local de reprodução de mosquitos.
Mostrou-se preocupado também pelo facto de a população estar a consumir água não tratada proveniente de tanques.
Dez médicos do Comité de especialidade do MPLA trabalharam durante o final de semana no sector 10, na comuna do Golfe, no quadro do projecto Saúde Chegou.
Os médicos prestaram serviços de medicinal geral, pediatria, ginecologia, e análises clínicas e foram auxiliados por 30 enfermeiro.
A equipa que trabalhou com o apoio de carros móveis esteve sexta e sábado no local e realizou também serviços de vacinação, fumigação da área e distribuiu Bactiv para o tratamento de água.
Segundo dados estatísticos do último censo população a área dos Rastas tem aproximadamente 58 mil habitantes. (ANGOP)