A primeira Sessão Ordinária do Comité Central (CC) do MPLA elegeu, nesta terça-feira, o seu Bureau Político, de 47 membros.
Orientada pelo presidente do partido, José Eduardo dos Santos, a sessão contou com a participação de 355 dos 363 membros que compõe o CC, eleito no VII Congresso realizado de 17 a 20 de Agosto.
Nesta reunião foram também eleitos João Manuel Gonçalves Lourenço, para o cargo de vice-presidente do partido, com 351 votos e António Paulo Kassoma, secretário-geral com 353 votos.
Carlos Alberto Ferreira Pinto e João Baptista Kussumua foram escolhidos, respectivamente, coordenador e coordenador-adjunto da Comissão de Disciplina e Auditoria do Comité Central, integrada por 23 membros.
De acordo com o comunicado final, os membros do Comité Central manifestaram total disponibilidade para a materialização dos dez desígnios da Moção de Estratégia do Líder do MPLA.
Exortaram os cidadãos maiores de idade e em particular, os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, a responderem com prontidão ao processo de actualização geral de dados dos cidadãos maiores e prova de vida, a ter lugar em todo o país, a partir do dia 25 de Agosto, no quadro do Registo Eleitoral.
Felicitam antecipadamente o Presidente do MPLA e da República, José Eduardo dos Santos, pelo seu 74º aniversário natalício, que se assinala no dia 28 deste mês, augurando votos de muita saúde e êxitos na condução dos destinos do partido e do país.
No quadro das comemorações dos 60 anos da fundação do MPLA a assinalar-se em Dezembro, o Comité Central recomenda desenvolver-se um amplo programa de actividades politicas, culturais, desportivas e recreativas para saudar o acontecimento.
Ainda nesta terça-feira, o Bureau Político do MPLA procedeu à eleição do seu secretariado.
Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse” passa a assumir o cargo de secretário para as Relações Internacionais, Mário António de Sequeira e Carvalho o de secretário para Informação e Propaganda e Joana Lina Ramos Baptista secretária para Administração e Finanças, os dois últimos reconduzidos.
João de Almeida Martins mantém-se na coordenação do Secretariado para os Assuntos Políticos e Eleitorais e António Paulo Kassoma acumula o de secretário-geral e de secretário para os Quadros.
Jorge Inocêncio Dombolo é o secretário para a Organização e Mobilização, Pedro Sebastião, secretário para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e Manuel Nunes Júnior, secretário para os Assuntos Económicos e Sociais.
O Bureau Político, sob proposta do Presidente do Partido, decidiu designar Roberto Victor de Almeida para exercer a função de Presidente da Fundação Sagrada Esperança. (ANGOP)