Os camponeses organizados em cooperativa da Ombala de Chicunda, adstrita a comuna do Hengue, 160 quilómetros a norte da cidade do Huambo, receberam quinta-feira fertilizantes e instrumentos agrícolas, entregues pelo Comité Provincial do MPLA, para o alargamento das áreas de cultivo.
Num acto testemunhado pelo primeiro secretário provincial do MPLA, João Baptista Kussumua, a associação, constituída por 486 famílias camponesas, recebeu adubo, amónio, enxadas, catanas, pulverizadores e carros-de-mão.
Os beneficiários receberam também bens como sal, sabão, cobertores e utensílios de cozinha.
Na ocasião, João Baptista Kussumua afirmou que o partido vai intervir pontualmente na solução dos problemas da população, principalmente os ligados a educação, saúde e à agricultura.
Em relação a este último sector, disse que é necessário aumentar as áreas de cultivo, para garantia da segurança alimentar.
“Estamos satisfeitos com os campos cultivados de milho, feijão, amendoim, soja e outros produtos”, frisou.
Por outro lado, manifestou-se preocupado com a informação relacionada com a morte do gado bovino das famílias camponesas, tendo prometido o envio de médicos veterinários para resolver tal situação. (Angop)