Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409

MPLA aprova estratégia eleitoral

Segundo o comunicado final da II reunião ordinária do Comité Central do MPLA, orientada pelo líder do partido, José Eduardo dos Santos, a estratégia eleitoral será o instrumeno reitor de preparação das tarefas inerentes ao pleito eleitoral, enriquecido com as contribuições dos membros.

Foram igualmente adoptadas as resoluções Internas sobre a designação do Cabeça de Lista às Eleições Gerais de 2017 e a sobre a Estrutura de Coordenação da Campanha Eleitoral do MPLA – 2017.

O Comité Central aprovou ainda o programa de Governação do MPLA, para o período de 2017-2022, que continua aberto a novas contribuições.

O plano geral de actividades para de 2017 e o orçamento do partido para o mesmo ano passaram pelo crivo dos participantes.

Estes decidiram integrar, observando a lista de precedência, no Comité Central Amaro Cacoma da Silva “N’guengo” e Gerson Henda Baptista dos Santos, em substituição de António Didalelwa e Manuel Pedro Pacavira, por falecimento.

O Comité Central reafirmou o seu incondicional apoio ao líder do partido e Titular do Poder Executivo pelo empenho na implementação da Estratégia para a Saída da Crise, com vista à recuperação e à manutenção da estabilidade económica e à criação de condições para o bem-estar do Povo Angolano.

A reunião encorajou o Executivo no sentido de dar continuidade às acções, no âmbito da consolidação da estabilidade macro-económica, em particular no que se refere à garantia da estabilidade monetária e cambial e à redução da inflação.

Exortou o povo angolano, em particular os seus militantes, simpatizantes e amigos a participarem no processo de registo eleitoral, para que todos os cidadãos maiores de idade, sejam recenseados e, no quadro dos seus direitos constitucionais, cumpram o seu dever cívico, na escolha consciente e responsável dos seus legítimos representantes.

Louvou os esforços e a perspicácia do Presidente José Eduardo dos Santos, empreendidos no âmbito da resolução de conflitos e diferendos na Região dos Grandes Lagos.

Face às “constantes campanhas caluniosas e difamatórias, promovidas, dentro e fora do país, contra o Presidente José Eduardo dos Santos, o Governo, suas Instituições e Governantes, o Comité Central condena veementemente tais campanhas que visam criar confusão e a instabilidade politica e social em Angola”.

Assim, o Comité Central exorta os militantes, simpatizantes, amigos do MPLA e o povo em geral a manterem-se vigilantes e a não se deixarem levar pelas manobras daqueles que pretendem lançar a confusão no país, cerrando fileiras em torno do partido e do seu líder.

O Comité Central rendeu homenagem a Manuel Pedro Pacavira e António Didalelwa, Membros do Comité Central recentemente falecidos e, ao nacionalista Avelino Eduardo dos Santos, tendo apresentado os seus mais profundos sentimentos de pesar à família enlutada.

Consternado com a morte do Comandante Fidel Castro Ruz, líder da revolução cubana, os membros renderam homenagem a Fidel Castro, com um minuto de silêncio.

O Comité Central manifesta o profundo reconhecimento pelo papel determinante desempenhado por Cuba durante a Luta de Libertação Nacional, bem como pelo apoio militar ao povo angolano, quando exércitos invasores do então regime do apartheid da África do Sul e do ex-Zaíre tentavam impedir a proclamação da Independência Nacional de Angola, em 11 de Novembro de 1975.

Enaltece o apoio militar que se estendeu até finais da década de 80, a ajuda de Cuba e do Presidente Fidel Castro Ruz também foi incomensurável noutras esferas da vida nacional angolana, com particular realce na educação, na saúde e na construção.

Aproximando-se o dia 10 de Dezembro, data em que se comemora o sexagésimo aniversário da fundação do MPLA, o Comité Central exorta os militantes, simpatizantes e amigos a participarem activamente em todas as actividades comemorativas da efeméride, lê-se no comunicado.

O Comité Central saúda a selecção angolana de andebol sénior feminino, pela sua participação no Campeonato Africano de Andebol, a decorrer em Luanda, de 28 de Novembro a 7 de Dezembro do corrente ano e augura uma elevada prestação das desportistas angolanas que as conduzam à conquista de mais um troféu africano.

A II reunião ordinária aprovou ainda uma moção de apoio ao Presidente José Eduardo dos Santos, na condução dos destinos do MPLA, do país, pelo seu patriotismo e dedicação à consolidação da independência e a reconstrução e defesa solo pátrio.

A nota enaltece também o dedicação de José Eduardo dos Santos na consolidação da paz, reconciliação, num espírito de grande tolerância e humanismo.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409