Quantcast
Channel: MPLA – Portal de Angola
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409

MPLA: Comunicado final da 3ª Sessão Ordinária do Comité Central do MPLA

$
0
0

COMUNICADO FINAL

Sob a presidência do Camarada JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS – Presidente do MPLA, o Comité Central esteve reunido na sua III Sessão Ordinária, realizada no dia 3 de Fevereiro de 2017, no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda.

Na abertura da Sessão, o Camarada Presidente JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS proferiu um importante discurso, no qual referiu que “estamos agora reunidos para aprovar a lista completa de candidatos efectivos e suplentes que a Direcção do Partido vai apresentar às Eleições Gerais de 2017. Esta lista foi preparada pelo Bureau Político, em conformidade com os Estatutos do Partido e tendo em conta o contributo dos escalões intermédios e da Bancada Parlamentar do Partido, assim como do Secretariado do Bureau Político”.

O Camarada Presidente sublinhou igualmente que “Foram observados tanto o princípio da renovação e continuidade como os critérios sobre a representatividade das mulheres e jovens e de outros estratos sociais, definidos pelo Comité Central e pelo Congresso do Partido”.

O Camarada Presidente referiu ainda que “O país avança quando as suas instituições se fortalecem, quando aumenta a competência dos seus quadros e a sua nomeação e ascensão têm por base o mérito e, também, quando a gestão da coisa pública é feita com transparência. Pretendemos assim que o país dê um importante salto qualitativo, melhorando o desempenho dos servidores públicos depois das eleições. Este sinal deve ser dado agora que estamos a escolher os nossos candidatos, para infundir confiança no povo e para que este reafirme a sua confiança no MPLA”.

Relativamente à acção do Executivo, o Camarada Presidente destacou que “O Governo que está em funções é do MPLA e, por isso, fará tudo que estiver ao seu alcance para continuar a melhorar a situação económica e social do país, apesar das dificuldades que resultam da insuficiência de recursos financeiros”.

Quanto às Eleições Gerais de 2017, o Camarada Presidente orientou que “É nossa tarefa essencial organizarmos uma campanha eleitoral que convença todos os militantes, amigos e simpatizantes do MPLA e o povo em geral a votar no nosso Partido. A nossa marca de campanha estará no boletim de voto, como foi no passado. É a bandeira do MPLA e a cara do nosso candidato a Presidente da República! Estes símbolos devem ter uma grande divulgação no seio do povo, rumo à nossa vitória”.

Tendo em conta o alcance, a importância e as orientações contidas no discurso do Camarada Presidente JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, o Comité Central adoptou-o como documento de trabalho e de estudo para todos os militantes do Partido.

O Comité Central fez uma profunda reflexão sobre o estado de preparação do MPLA para disputar e vencer, de forma inequívoca, as Eleições Gerais a realizarem-se no presente ano.

Com base na “Metodologia para a Selecção de Candidatos a Deputados à Assembleia Nacional” aprovou a lista de candidatos, tendo como Cabeça de Lista e candidato a Presidente da República, o Camarada João Manuel Gonçalves Lourenço e como segundo nome da lista o Camarada Bornito de Sousa como candidato a Vice-Presidente da República.

O Comité Central reiterou a sua decisão tomada na sua reunião ordinária do dia 2 de Dezembro de 2016 de candidatar o Camarada Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó” como futuro Presidente da Assembleia Nacional.

Os 355 candidatos a Deputados (de entre efectivos e suplentes), foram seleccionados de acordo com os princípios da militância, da competência e do mérito, da integridade, da representação de figuras históricas, antigos combatentes e veteranos da pátria, das autoridades tradicionais, do género, da juventude, étnico-cultural, socioprofissional e da inclusão de pessoas portadoras de deficiência.

O Comité Central manifestou o profundo reconhecimento pelo empenho de todos os camaradas Deputados do MPLA, que cessarão o seu mandato na Assembleia Nacional em observância ao princípio da renovação e continuidade e exorta a todos a manterem-se firmes e disponíveis para os desafios político-partidários.

O Comité Central aprovou o “Plano de Acção para a Implementação da Estratégia Eleitoral do MPLA” e exorta os militantes do Partido, da OMA e da JMPLA, os simpatizantes e amigos a participarem activamente nas acções de mobilização e de divulgação do Programa de Governação do MPLA para o período 2017-2022 e do Manifesto Eleitoral.

O Comité Central exorta o povo angolano a participar massiva e activamente na segunda fase do processo de registo eleitoral para que todos os cidadãos com capacidade eleitoral, no quadro dos seus direitos constitucionais, cumpram o seu dever cívico, na escolha consciente e responsável dos seus representantes.

O Comité Central instou os militantes, os simpatizantes e os amigos do Partido a cerrarem fileiras em torno do MPLA e do seu Líder, o Camarada Presidente JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, e a trabalharem arduamente para a vitória expressiva do MPLA nas próximas Eleições Gerais.

O Comité Central felicitou os militantes, os simpatizantes e os amigos do MPLA pela forma efusiva como participaram nas várias actividades comemorativas dos 60 anos da fundação do Partido, celebrados no dia 10 de Dezembro de 2016.

O Comité Central congratulou-se com a eleição da camarada Josefa Leonel Correia Sacko, membro deste órgão ao cargo de Comissária da União Africana para a Economia Rural e Agricultura e augura votos de sucesso no desempenho destas elevadas funções ao nível do nosso continente.

Pela celebração do 56.º aniversário do início da luta armada, a assinalar-se a 4 de Fevereiro, o Comité Central enalteceu a importância desta gesta heróica, tendo sublinhado que as jornadas comemorativas devem servir para enaltecer e recordar os feitos heróicos de angolanas e angolanos que lutaram com bravura para a liberdade, a independência e a paz, fortalecendo o sentimento patriótico e de nação.

O Comité Central rendeu profunda homenagem ao Camarada Serafim Cananito Alexandre, pelo seu passamento físico no dia 29 de Janeiro do corrente ano. O Camarada Serafim Cananito Alexandre desempenhou várias funções de relevo no Partido e no Estado tais como a de membro do Comité Central, Deputado à Assembleia Nacional, Primeiro Secretário do Partido e Governador da Província do Uíge.

MPLA – COM O POVO RUMO À VITÓRIA

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA

Luanda, 3 de Fevereiro de 2017.
O COMITÉ CENTRAL

(Nota de imprensa enviada a nossa redacção com pedido de publicação)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409