MPLA
BUREAU POLÍTICO
DECLARAÇÃO SOBRE O DIA DA PAZ E DA RECONCILIAÇÃO NACIONAL
A República de Angola completa, no dia quatro de Abril de 2017, 15 anos de PAZ concreta e definitiva, o maior bem público por si conquistado, sob a condução do MPLA e do Camarada José Eduardo dos Santos, Presidente de todos os angolanos.
Para o MPLA, a PAZ, a estabilidade, a democracia e a unidade e coesão nacionais são dos maiores desígnios para a construção da nova Angola, pois, sem eles todo o resto será difícil de realizar ou, até mesmo, impossível, pelo que continuará a defendê-los inequivocamente, na base do respeito à Constituição da República e à lei.
Neste quadro, o MPLA continuará a estimular a concórdia, o respeito pela diferença e a mobilização e participação de todo o Povo Angolano, para o esforço de desenvolvimento sustentável do País, em todas as suas dimensões, assegurando a equidade e equilíbrio, a nível social e territorial.
O MPLA considera a PAZ um valor que não pode ser quantificado e que, em Angola, é resultado que em muito dependeu da confiança em si depositada pelo Povo Angolano e da liderança do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, que, de modo inteligente, firme, equilibrado, com grande visão estratégica e muita serenidade, conduziu a Nação a este patamar.
Nos últimos 15 anos, Angola deu passos nos domínios da consolidação da estabilidade política, do reforço da democracia, da reconciliação e coesão nacionais e realizou acções para propiciar o estabelecimento das bases para o seu desenvolvimento económico-social sustentável.
Logo após a conquista da PAZ, em quatro de Abril de 2002, o MPLA empenhou-se num processo de convivência democrática, promovendo a reinserção política, económica e social dos dirigentes e militares de todas as forças envolvidas na guerra, que acabava de terminar, encetando um verdadeiro processo da sua consolidação e de reconciliação nacional.
O êxito alcançado nesse processo é reconhecido por todo o Mundo e o caso de Angola é já um modelo e uma referência que é seguida internacionalmente, uma condição que o MPLA continuará a evidenciar, a todo o momento, pois é uma via para desenvolver a cultura da paz e da estabilidade universal.
No actual contexto de crise económica e financeira mundial, que afecta negativamente a vida do País, o MPLA continuará a dedicar uma atenção especial ao desempenho dos quadros aos quais foram confiadas tarefas de gestão da coisa pública, combatendo, com todas as suas forças, todos os fenómenos que indiciem actos de corrupção e de gestão danosa e irresponsável na execução dos orçamentos afectos aos serviços da Administração Pública, central e local.
Dentro de cinco meses, os angolanos, maiores de 18 anos de idade, vão exercer, mais uma vez, o seu direito de voto, para escolher o Partido do seu coração, que vai governar o País nos próximos cinco anos.
Esse momento será, também, o culminar de um processo de transição exemplar, que marcará a passagem de testemunho para um novo cabeça-de-lista do MPLA, o Camarada João Lourenço, Candidato a Presidente da República de Angola, que tem sido alvo de manifestações de apoio e de carinho, da parte dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido e das populações, em todo o País.
O MPLA deseja que as Eleições Gerais deste ano decorram num espírito de tolerância política e de respeito pelas convicções de cada um. Que os actores políticos façam prova de grande maturidade e responsabilidade, ao abordarem os assuntos de interesse nacional e ao definirem os projectos sobre o futuro da Nação, pois, só assim os angolanos continuarão a acreditar no seu País e a contribuir para o seu engrandecimento.
MPLA – COM O POVO, RUMO À VITÓRIA
PAZ, TRABALHO E LIBERDADE
A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA.
Luanda, 03 de Abril de 2017.
O BUREAU POLÍTICO DO MPLA.
(Nota de imprensa enviada a nossa redacção com pedido de publicação)