Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409

Vice-presidente do MPLA valoriza apelo do Chefe de Estado

O vice-presidente do MPLA, João Manuel Gonçalves Lourenço, considerou nesta segunda-feira, em Luanda, “importante” o apelo à tolerância e civismo nas eleições de 23 Agosto próximo, feito pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Hoje ao discursar na sessão de abertura da reunião dos Membros do Conselho da República, o Chefe de Estado angolano exortou às entidades da sociedade civil, presentes ao encontro “a continuarem a transmitir aos eleitores uma mensagem de paz, tolerância e de respeito recíproco aos cidadãos de diferentes cores partidárias por serem todos os angolanos e filhos da mesma pátria”.

Para João Lourenço, que falava à imprensa no final da reunião deste órgão, o Presidente José Eduardo dos Santos fez o apelo à tolerância e o civismo no sentido de que as eleições decorram da melhor forma possível uma vez que precisamos de assegurar que uma grande parte dos cidadãos angolanos possam exercer pacificamente o seu direito de votar nas eleições de Agosto”.

Ainda hoje, João Lourenço, na qualidade de representante do MPLA, tomou posse a membro do Conselho da República, em cerimónia, presidida pelo Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

A Reunião do Conselho da República analisou questões relacionadas com o processo eleitoral, designadamente a informação sobre a conclusão do Registo Eleitoral e a consulta sobre a data para a realização das Eleições Gerais.

O encontro do órgão consultivo do Presidente da República ocorre depois de a Comissão Nacional Eleitoral se ter pronunciado formalmente sobre as condições para a realização das Eleições Gerais no corrente ano, nos termos da Lei do Processo Eleitoral.

O Conselho da República é o órgão colegial de natureza consultiva do Chefe de Estado angolano. É integrada por 18 individualidades dentre eles, o vice-presidente da República, o presidente da Assembleia Nacional, presidente do Tribunal Constitucional, o procurador Geral da República, e o vice-presidente do MPLA.

Integram ainda esse órgão os líderes dos partidos políticos com assentos no Parlamento (Assembleia Nacional) e outras entidades ligadas a igreja e a sociedade civil. (Angop)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409