O candidato do MPLA a Presidente da República nas Eleições Gerais de Agosto próximo, João Lourenço, auscultou hoje, quinta-fera, as autoridades religiosas, tradicionais da província da Lunda Sul.
O encontro serviu para ouvir as principais preocupações das autoridades religiosas e tradicionais, bem como manifestar a vontade de João Lourenço em colaborar e contar com estes representantes da sociedade civil no próximo governo, caso vença as Eleições Gerais de 23 de Agosto.
A Igreja Católica esteve representada pelo arcebispo da arquidiocese de Saurimo, Dom José Manuel Imbamba, sendo que outras confissões religiosas pelo secretário provincial do Conselho das Igrejas Cristãs de Angola (CICA), reverendo Txamuta Muringa, e as autoridades tradicionais pelo regedor Lucas dos Santos Sueja.
Ainda hoje, João Lourenço procedeu a entrega de duas toneladas de medicamentos diversos no Centro Materno Infantil de Saurimo, localizado no bairro Txizainga, doados pela Luzofama, com vista a minimizar a carência de alguns fármacos na referida unidade sanitária.
Visitou ainda as obras do futuro Hospital Maternidade Provincial, onde na companhia do ministro da Saúde, Luís Gomes Sambo, governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso, recebeu informações sobre os serviços a serem prestados na referida unidade, capacidade de internamento, grau de execução da obra, entre outras.
Localizada no bairro Txizainga, no município de Saurimo, a referida unidade terá a capacidade de 120, e vai comportar áreas administrativas, um bloco operatório, morgue, bano de urgência, pediatria, esterilização, obstetrícia, laboratórios, radiologia, lavandaria, farmácia, refeitório, cafetaria, cozinha, sala de conferência, consultas externas, entre outros compartimentos.
O cabeça de lista do MPLA visitou também o Centro Integrado de Emprego e Formação Profissional da província da Lunda Sul, onde inteirou-se do funcionamento do mesmo, número de cursos existentes, jovens inscritos no presente ciclo formativo, salas para aulas práticas e teóricas, laboratórios.
O centro está localizado no centro da cidade de Saurimo, no bairro Agostinho Neto, forma anualmente mais de mil jovens nas especialidades de informática, decoração, pedreira, canalização, electricidade industrial, de baixa tensão, auto e predial, mecânica, frio comercial, entre outros.
No prosseguimento da sua agenda de trabalho na província da Lunda Sul, João Lourenço vai apresentar-se à população local nesta sexta-feira, 12, no Largo 1º de Maio. (Angop)