Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409

MPLA recebe com naturalidade resultados eleitorais

O MPLA recebeu com naturalidade os resultados provisórios divulgados hoje, quinta-feira, em Luanda, pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que lhe atribuem maioria qualificada nas eleições gerais de quarta-feira e felicita os órgãos da administração eleitoral pelo nível de organização demonstrados.

Segundo o secretário para as questões políticas e eleitorais do MPLA, João Martins, os dados obtidos dos delegados de listas já davam uma maioria qualificada ao partido.

Dados provisórios divulgados nesta quinta-feira pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) davam vitória ao MPLA e ao seu candidato a Presidente da República, João Lourenço, com dois milhões, 802 mil e 206 votos, correspondendo a 64,57 por cento.

O político declarou que as praças tradicionais mantiveram a regra, mas noutras a evolução poderá ter sido diferente, pelo desempenho das forças políticas nestes locais, o que deverá ser avaliado.

Explica que, na quarta-feira, pela contagem já tinha sido assegurada a vitória, com mais de 111 deputados, mas com a consolidação dos dados desta manhã o MPLA deverá ter no parlamento acima de 147 deputados, que configura a maioria qualificada de dois terços.

Esclarece que o processo de apuramento das eleições pode ser feito de modo paralelo, com a entrega da cópia das actas dos delegados de listas, dando a ideia dos resultados em cada uma das urnas.

O escrutínio dos cinco milhões, 938 mil e 853 do total de nove milhões, 317 mil e 294 eleitores cadastrados, o equivalente a 63,74 por cento, dava a UNITA um milhão, 43 mil e 255 votos, ficando na segunda posição com 24, 4 por cento.

Os primeiros resultados provisórios indicam, ainda, que a coligação CASA-CE, com 371 mil 724 votos, manteve a terceira posição com 8,56 por cento dos votos validados, o PRS com 1,37 por cento dos votos, a FNLA com 0,95% e APN com 0,52%. (Angop)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409