O deputado Salomão Xirimbimbi é o novo presidente do grupo parlamentar do MPLA para os próximos cinco anos legislativos, em substituição de Virgílio de Fontes Pereira, enquanto Fernando da Piedade Dias dos Santos continua a liderar o Parlamento.
O anúncio foi feito ontem pelo secretário-geral do partido, António Paulo Kassoma, durante uma cerimónia de homenagem aos deputados que não foram reconduzidos para a quarta legislatura.
Paulo Kassoma reconheceu a árdua tarefa que espera o novo líder e afirmou que a eleição de Salomão Xirimbimbi se deve à necessidade de se ajustar a equipa do MPLA aos novos desafios presentes e futuros.
O partido maioritário quer que os deputados encontrem soluções que satisfaçam os eleitores. Paulo Kassoma defende, por isso, mais abertura e diálogo construtivo com todas as formações políticas, proporcionando uma participação inclusiva dentro dos marcos legais instituídos. Estes desafios, disse, implicam uma nova atitude face às responsabilidades do mandato conferido aos deputados.
O novo ciclo parlamentar, acrescentou Paulo Kassoma, lança para o MPLA desafios que devem ser enfrentados com sabedoria, superando os pontos fracos e adequados à conduta, às boas práticas e bom exemplo que tem em conta a defesa dos interesses e a resolução dos verdadeiros problemas dos cidadãos.
“O mandato que se inicia na quinta-feira vai exigir de todos os deputados eleitos um desempenho firmado na disciplina de superação permanente, onde todos devem adoptar os princípios disciplinares do MPLA”, disse, para acrescentar que as eleições colocam o partido perante responsabilidades acrescidas. Paulo Kassoma defende que o momento actual impõe que os deputados eleitos assumam uma postura com elevado sentido patriótico e demonstrem à população que os seus problemas e interesses são vividos no Parlamento.
Gratidão aos deputados
Uma palavra de gratidão também foi dirigida aos deputados cessantes. O secretário-geral do MPLA elogiou o trabalho e disse que cumpriram com zelo a missão que lhes foi confiada.
Por isso, espera que continuem a dar uma contribuição valiosa e dinâmica na frente política para o fortalecimento do exercício democrático. Paulo Kassoma considerou positivo o desempenho dos deputados do MPLA no parlamento que, na sua opinião, contribuiu para que os eleitores reiterassem a sua confiança no MPLA.
“Os cidadãos acreditaram na continuação do programa de governo do MPLA ao lhe conferirem um mandato com maioria qualificada”, disse. (Jornal de Angola)