Quantcast
Channel: MPLA – Portal de Angola
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409

João Lourenço aconselha afortunados a repatriar dinheiro

$
0
0

Os angolanos que têm fortunas no exterior devem repatriar esse capital a partir do início do próximo ano, a fim de investirem no país, sob pena de verem o dinheiro confiscado para o Estado angolano.

O alerta foi lançado nesta quarta-feira pelo Presidente da República, que falava na condição de vice-presidente do MPLA, João Lourenço, no encerramento do seminário sobre os crimes a que os titulares de cargos públicos estão sujeitos.

Quem proceder dessa forma, segundo o estadista, não será interrogado das razões de ter tido o dinheiro lá fora, nem processado judicialmente.

João Lourenço apelou aos endinheirados para que sejam os primeiros a investir no país, demonstrando assim que são verdadeiros patriotas.

Durante o encontro organizado pelo Grupo Parlamentar do MPLA, advertiu que, findo esse prazo, o Estado sente-se no direito de o considerar dinheiro de Angola e dos angolanos e como tal agir junto das autoridades dos países de domicílio para tê-lo de volta.

No discurso, encorajou as entidades competentes que lidam com a luta contra a corrupção e o branqueamento de capitais a cumprirem com o dever de cada um perante a Nação.

“Que não se confunda a luta contra a corrupção com perseguição aos ricos ou a famílias abastadas. Os ricos são bem-vindos desde que as suas fortunas sejam lícitas”, reforçou João Lourenço.

O Presidente da República e vice-presidente do MPLA defendeu que desta vez o Parlamento deve exercer de facto a sua função de fiscalizador do Executivo.

João Lourenço reconheceu que não é fácil combater a corrupção e antevê vários obstáculos nesse caminho.

Várias vezes aplaudido, afirmou que no caminho contra a corrupção existem interesses profundamente enraizados que podem pôr eventualmente em causa agentes públicos que colocam os seus interesses pessoais e de família acima do bem público.

O combate à corrupção foi uma das promessas mais veiculadas por João Lourenço, enquanto candidato do MPLA a Presidente da República nas eleições de Agosto último.

Durante a campanha eleitoral, João Lourenço afirmou-se com “coragem e determinação” para combater a corrupção. (ANGOP)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409