Delegações do MPLA e do Partido Comunista do Vietname (PCV) examinaram nesta sexta-feira, em Luanda, aspectos inerentes ao incremento das relações de cooperação entre as duas formações políticas no poder nos respectivos países.
Em declarações à imprensa, no termo do encontro, o membro do Bureau Político do PCV e chefe da delegação, Nguyén Van Binh, disse que o mesmo visou examinar o grau das relações e perspectivar novas áreas de cooperação, com realce para a área económico.
O também responsável do partido para o sector económico precisou que a sua comitiva integra os vice-ministros da Agricultura e do Comércio e Indústria, que vão discutir com os responsáveis locais, as vias conducentes à cooperação nessas áreas vitais para a diversificação da economia de Angola.
Por seu turno, o secretario do MPLA para as Relações Internacionais, Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, que liderou a delegação do seu partido, lembrou que as relações entre os dois partidos datam da década de 50, e sempre foram cordiais.
Realçou os contactos havidos durante a luta levada a cabo por cada um dos dois países, contra as tropas norte-americanas (Vietname), e os portugueses (Angola), quer entre estudantes, quer entre as duas formações políticas, no interesse da auto-determinação dos respectivos povos.
Com base nessas relações históricas, “Dino Matrosse” referiu que Angola e o Vietname cooperam nos sectores da educação, saúde e economia, onde actualmente colaboram vários especialistas daquele país asiático.
A visita da delegação vietnamita, que chegou quinta-feira a Angola, proveniente de Moçambique, termina neste sábado, devendo rumar para a cidade de Joanesburgo, África do Sul, com mesmo propósito. (Angop)