O primeiro secretario provincial da JMPLA no Cuando Cubango José Martins, disse terça-feira, no Cuito Cuanavale, que o MPLA considera os jovens como os continuadores do desenvolvimento sustentável e da preservação da integridade nacional de Angola.
Em declarações à imprensa, no final da visita da delegação da JMPLA de Luanda ao município do Cuito Cuanavale, sublinhou que é por este facto que a juventude deve estar suficientemente informada sobre aquilo que é a realidade do país e seu passado histórico.
Na ocasião, agradeceu a visita que os jovens da JMPLA de Luanda efectuaram àquele município, porquanto permitiu uma inteiração com os seus companheiros locais, bem como a aquisição de maiores conhecimentos sobre o que foi a Batalha do Cuito Cuanavale.
Recordou que Angola viveu, depois do alcance da independência, um período longo de guerra civil.
Para ele, a visita permitiu, mais uma vez, elevar o sentimento patriótico da juventude, em função do conhecimento exacto daquilo que aconteceu no período após a independência do país.
Destacou que as qualidades do líder do MPLA, José Eduardo dos Santos, nas vestes de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolana contribuíram para o factor determinante de Angola em conseguir vencer a Batalha do Cuito Cunavale, que veio a garantir a libertação de Nelson Mandela e tornar a Namíbia independente.
Na ocasião, o vice-governador do Cuando Cubango para o sector Político e Social, Pedro Camelo, ao dirigir-se aos jovens militantes, sublinhou que o Cuito Cuanavale tem um grande significado no contexto da paz e da estabilidade do país e da Região Austral do continente.
Referiu que o Executivo, na perspectiva de poder perpetuar e transmitir à juventude a verdadeira dimensão que representa a localidade do Cuito Cuanavale, criou, em Menongue, o Instituto Médio da Administração e Gestão “23 de Março”, a Universidade Cuito Cuanavale.
Disse esperar que exemplos do género sejam seguido por mais entidades, organismos e instituições do país, numa altura em que prepara-se a celebração de mais uma data dedicada à Batalha do Cuito Cuanavale. (Angop)