O 1º secretário nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova, disse domingo, no Dundo, província da Lunda Norte, que a juventude aguarda com expectativa a mensagem do candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, na abertura da 15ª edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários (CANFEU).
“Estou certo de que o candidato do MPLA a Presidente da República nas Eleições Gerais, previstas para 2017, irá fazer uma abordagem baseada nos desígnios da paz, da cultura, do patriotismo, da unidade e do desenvolvimento, aprovados no último Congresso Ordinário do partido”, salientou o responsável, em declarações à imprensa, durante uma jornada de campo na Regedoria Nachiri.
Adiantou que o CANFEU é um espaço que vai permitir mostrar ao país e ao mundo as potencialidades e o nível de crescimento da Lunda Norte, nos domínios académico, agrícola, habitação e da exploração diamantífera, além de outros projectos sociais em curso.
Por outro, argumentou que a interacção dos participantes terá impacto na mobilização dos jovens para o Registo Eleitoral, tarefa que considera fundamental para o reforço da cidadania.
Durante a jornada de campo, a comitiva manteve contacto com as autoridades tradicionais da Regedoria Nachiri, onde assistiu a rituais da fertilidade e folclore, tendo agraciado a comunidade com bens de primeira necessidade e recebido em troca, para apresentar ao vice-presidente do MPLA, João Lourenço, um cajado como símbolo do poder.
O CANFEU, uma organização da JMPLA, é um espaço juvenil e académico de reflexão, diálogo, trabalho e cultura, envolvendo os participantes em actividades socialmente úteis no âmbito económico, social e cultural do país. (Angop)