Quantcast
Channel: MPLA – Portal de Angola
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409

Cuanza Norte: Primeiro secretário do MPLA realça passos dados na inclusão do género

$
0
0

O primeiro secretário provincial do MPLA e governador do Cuanza Norte, José Maria Ferraz dos Santos, realçou na quinta-feira em Ndalatando, os passos que estão a ser dados pelo partido e o governo a nível da região, visando o equilíbrio do género nessas estruturas e o empoderamento das mulheres.

José Maria dos Santos, que falava no acto provincial do 55º aniversário da OMA, indicou que em obediência à orientação do Presidente da República e do MPLA, José Eduardo dos Santos, sobre a indicação de 40% de mulheres para cargos de direcção e chefia no aparelho do Estado e do partido, o Cuanza Norte conta já nos últimos 11 meses com 60 porcento de mulheres no conjunto de trabalhadores, um feito conseguido por méritos próprios.

Disse que a província conta presentemente com quatro administradoras municipais contra uma, até há 11 meses, e seis directoras provinciais contra duas.

José Maria dos Santos defendeu ainda para maior união entre as mulheres, para juntas continuarem a lutar pelo equilíbrio do género, contribuir no processo de consolidação da paz e reconstrução nacional.

“Por isso, instamos a OMA a trabalhar com as mulheres nas universidades, onde há a massa cinzenta feminina”, recomendou.

Segundo o dirigente a democratização do país e a conquista da paz em 2002 abriu novas perspectivas no domínio da promoção e desenvolvimento da mulher em todas as áreas da vida do país e a sua integração no processo de desenvolvimento em curso em Angola.

“ Com a abertura do nosso país para a democracia, as mulheres ganharam um espaço significativo”, assinalou.

Referiu que o Governo do Cuanza Norte tem como prioridade a participação da mulher nas políticas públicas, mormente, em acções que visam a sua integração.

Defendeu ainda a necessidade da OMA continuar a divulgar a Lei Nº25/11, Lei contra a violência doméstica e o Decreto Presidencial Nº 222/ 13, de 24 de Dezembro, sobre a política nacional da igualdade de género.

Este factor, acrescentou, vai permitir cada vez mais a construção e reconstrução de famílias, de formas a estarem aptas para contribuir no processo de desenvolvimento do país, a todos níveis.

Por sua vez, a secretaria provincial da OMA no Cuanza Norte, Santa Simão Pedro, reconheceu na ocasião, o contributo das mulheres organizadas na reconstrução de Angola e nas tarefas de reconciliação nacional.

Relembrou, por outro lado, os esforços das heroínas como Deolinda Rodrigues, Irene Cohen, Engrácia dos Santos, Teresa Afonso e Lucrécia Paím e outras anónimas, que deram a sua vida pela causa do povo.

Momentos culturais com música e dança preencheram o acto provincial das celebrações do 55º aniversário da OMA no Cuanza Norte, que teve como palco o Pavilhão Gimno Desportivo Engº. José Eduardo dos Santos, assistido por militantes da OMA, idos dos 10 municípios da província.

As comemorações da efeméride decorreram sob o lema “Mulher angolana unida para o voto certo”. (Angop)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409