O Primeiro Secretario Provincial do MPLA em Malanje, Norberto Fernandes dos Santos “Kwata Kanawa” aconselhou na quinta-feira as mulheres a engajarem-se no resgate dos valores éticos, morais e cívicos no seio familiar, bem como evitar a aculturação e outros fenómenos que colocam em causa a identidade cultural angolana.
O político fez esse apelo durante a sua intervenção no acto provincial alusivo aos 55 anos de fundação da Organização da Mulher Angolana (OMA), decorrido na localidade do Kitumbo, município de Calandula.
Segundo disse, é de todo útil haver um trabalho conjunto entre os diferentes actores sociais, com maior incidência para as mulheres, devendo por isso essas trabalharem fortemente na vertente pedagógica, para que os traços identitários angolanos não enfraqueçam e dêem lugar à outros, a mercê da globalização.
Por outro lado, Kwata Kanawa disse ser ainda dever da OMA desenvolver acções voltadas para o desenvolvimento socioeconómico das comunidades e consequente melhoria das condições de vida da população.
Reforçou que a Organização da Mulher Angolana tem a responsabilidade de promover acções de educação e cidadania para estimular habilidades e competências dos cidadãos, bem como ajuda-los a intervir de forma activa nas tarefas da sociedade.
Acrescentou que as mulheres devem continuar a se capacitar técnica e profissionalmente, com vista ao seu empoderamento e sua contribuição nos diversos sectores da vida social.
Por sua vez, a coordenadora do grupo de acompanhamento do secretariado nacional da OMA para a província de Malanje, Ana Bela dos Santos, reiterou a massa militante a trabalhar permanentemente na mobilização e sensibilização dos populares para a adesão ao registo eleitoral, por se tratar de uma condição indispensável para participar nas eleições.
Realçou que o registo eleitoral deve ser o foco de debates nas comunidades, para que os cidadãos cumpram com os seus deveres cívicos, independentemente das cores partidárias ou crença religiosa.
Exortou também as militantes da OMA a assumir o compromisso de divulgar ao máximo a bandeira do MPLA e o rosto do seu candidato à Presidente da República, para as eleições deste ano, João Manuel Gonçalves Lourenço
O acto provincial do 2 de Março decorreu sob o lema “Mulheres unidas, rumo ao voto certo” e contou com a presença de membros do MPLA, da OMA, autoridades tradicionais e convidados. (Angop)