A primeira secretária do comité municipal do MPLA em Cangandala, Rosa André Lourenço, aconselhou quarta-feira as mulheres a votarem nas eleições deste ano, frisando tratar-se de um gesto que concorrem para a democratização e o bem-estar social no país.
Falando num acto de massas em alusão ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, Rosa Lourenço disse que a mulher desempenha um papel fundamental e estratégico no desenvolvimento do país, por isso deve continuar com essa determinação e o actual contexto angolano é de preparação para as eleições, o que passa inicialmente pelo registo eleitoral, processo pelo qual elas são chamadas a participar.
Apelou as senhoras a não deixarem para os últimos dias o cumprimento desse dever e obrigação de adquirir o cartão de eleitor para garantir a condição de voto no pleito de Agosto próximo.
“É preciso que todas as mulheres reflictam em torno do processo de registo eleitoral, para evitar os corre e corre nas últimas horas da actualização de dados, emissão da segunda via do cartão de eleitor e o registo pela primeira vez”, alertou, acrescentando que as mulheres devem ser guias de sensibilização na aderência aos postos de registo.
Referiu que as mulheres devem encarar o processo do registo eleitoral com dedicação, empenho, sacrifício e otimismo, com maior realce na transmissão de informações correctas, sobre a sua importância para que todos os cidadãos se sintam mobilizados para o exercício de voto.
O acto de massa foi testemunhado por mulheres de vários estratos sociais do município, incluindo políticas e membros da administração municipal, bem como autoridades tradicionais. (Angop)