O primeiro secretário nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova, considerou hoje, sexta-feira, no município do Soyo, província do Zaire, de determinantes as orientações baixadas aos jovens, na altura, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para a conquista da paz efectiva no país.
Em declarações à imprensa, à margem do Festival provincial da Juventude (Festi-jovem) que decorre na cidade do Soyo, Sérgio Luther Rescova acrescentou que nesta altura que se celebra a jornada Abril-jovem, a juventude angolana sente-se honrada e reconhece a liderança firme do Presidente da República na pacificação do país.
“Naturalmente, a paz foi alcançada com muito sacrifício. Neste momento, devemos estar todos unidos para a ingente tarefa da reconstrução e desenvolvimento do país nos mais variados domínios”, argumentou.
Disse que, actualmente, uma das grandes preocupações do Executivo angolano para o país é garantir o emprego para os jovens, situação que tem merecido uma atenção especial.
“É claro que quanto melhor for o ambiente económico para o país, mais oferta de emprego haverá para os jovens”, declarou, destacando as obras de impacto social em curso na província do Zaire e que estão a gerar diversos postos de trabalho a camada juvenil.
Aproveitou a ocasião para, neste dia dedicado à juventude, felicitar todos os jovens que directa ou indirectamente contribuíram para a libertação nacional da nação do jugo colonial, bem como no alcance da paz efectiva, desde 2002.
Para o político, apesar das dificuldades que o país vive motivadas pela crise económica, o país continua a dar passos significativos em todos os níveis, fruto do empenho e dedicação do Chefe do Executivo angolano, José Eduardo dos Santos.
Cerca de 500 jovens vindos dos seis municípios do Zaire e das províncias do Bengo, Uíge, Cabinda e Luanda participam na segunda edição do Festival Provincial da Juventude (Festi-jovem) que encerra neste sábado. (Angop)