Duas viaturas para transporte escolar com a capacidade de dezasseis lugares, cada, foram ofertadas nesta sexta-feira ao Instituto Médio Agrário do Cuanza Norte, pelo candidato do MPLA a Presidente da República, nas eleições gerais de 23 de Agosto, João Manuel Gonçalves Lourenço.
As viaturas, de marca Toyota Hiace, foram entregues à directora da instituição, Luciana Malundo Garcia, visando minimizar as carências neste domínio, uma vez que a escola, distante há 12 quilómetros da cidade de Ndalatando, dispõe de apenas uma viatura com a capacidade de trinta assentos.
A falta de meios de transporte escolares no referido estabelecimento de ensino tem desencorajado os alunos residentes no centro da cidade a optarem pela frequência daquele Instituto vocacionado à formação de técnicos agrários.
A oferta ocorrida durante uma deslocação ao instituto, na sequência da visita de trabalhos de dois dias que o candidato do MPLA a Presidente da República iniciou nesta sexta-feira ao Cuanza Norte compreendeu, igualmente, a entrega de bens alimentares diversos e de electro domésticos.
Criado em 2008, o IMA do Cuanza Norte ministra cursos de produção vegetal, produção animal, recursos florestais e de mecanização agrícola, tendo já formado mais de trezentos técnicos.
No presente ano lectivo tem matriculados 516 alunos, 210 dos quais em regime de internato.
A instituição comporta 17 salas de aulas, cinco laboratórios devidamente equipados, uma sala de informática, oficinas de mecânica, biblioteca, enfermaria e área administrativa, entre outras dependências.
Um internato com capacidade para mais de 200 alunos e um anfiteatro de 160 lugares, assim como uma área residencial com 27 casas destinadas a acomodar os gestores e professores integram ainda a infraestrutura escolar. (Angop)