Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409

Militantes da JMPLA constatam funcionamento do Pólo Industrial de Viana

Cento e vinte membros da JMPLA, organização juvenil do MPLA, foram informados nesta segunda-feira, em Luanda, sobre o processo de criação, crescimento e funcionamento do Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana e das oportunidades de emprego que oferece.

Os jovens receberam essas explicações no decorrer de uma visita que efectuaram ao referido Pólo, tendo o seu administrador, Hugo Leal, exortado os mesmos a concorrerem às vagas de emprego que têm surgido em várias áreas do sector industrial.

“A nossa juventude deve começar a aproveitar as oportunidades de emprego que aparecem na periferia, enviando o curriculum para as empresas ali instaladas”, disse.

O responsável destacou que a direcção do Pólo tem estado a trabalhar na melhoria das vias no seu interior, da distribuição de energia eléctrica e de água, com a ajuda da EPAL e da ENDE, para que se consiga criar uma zona industrial com os requisitos necessários para se trabalhar em pleno.

Entretanto, a secretária nacional para promoção social e género da JMPLA, Marissel Capama, disse que a visita surge da necessidade de se levar os jovens a conhecerem os ganhos da paz nos diversos sectores.

“Trouxemos sobretudo jovens mulheres, para terem contacto com as realizações do nosso governo e porque qualquer uma delas pode ter uma oportunidade de emprego nas empresas que aqui funcionam”, disse.

Na mesma senda, frisou que muitos jovens quando estão desempregados acorrem logo para baixa de Luanda, porque pensam que só lá vão conseguir oportunidades de emprego, o que não é verdade, pois, actualmente, o emprego em Angola também está na periferia.

A responsável considerou que devem ser os jovens a incentivarem outros a aderirem ao emprego, tanto nas fábricas, como na agricultura e demais sectores da vida económica e social.

Por esta razão, referiu, deslocaram-se para o Pólo Industrial, onde funcionam cerca de quatro mil e 800 trabalhadores, na sua maioria jovens, que vão transmitir a sua experiência.

Por outro lado, adiantou que têm trabalhado com alguns ministérios, como o da Família e Promoção da Mulher, que tem disponibilizado informação valiosa para a JMPLA realizar palestras e outras campanhas de sensibilização dirigidas às jovens mulheres, no sentido de adoptarem um comportamento digno no dia-a-dia.

“Para além das visitas, fazemos muitas palestras para elucidarmos os jovens e realizamos feiras que servem de incubadoras de negócios. Temos incentivado os jovens para que possam ser também empregadores e possam desenvolver os seus negócios, mesmo com poucos recursos”, concluiu.

Com cerca de 700 empresas e aproximadamente quatro mil e 800 postos de trabalho, o Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana (PDI/Viana) é uma zona de desenvolvimento de projectos industriais, aprovada pelo Conselho de Ministros, na Resolução nº 4/98, de 27 de Março.

Cabe à sua direcção, coordenar, com outras instituições, a concessão, por parte do Executivo, dos incentivos atribuídos às empresas que queiram se instalar no Pólo, estabelecer relacionamento estreito com as empresas industriais instaladas, garantir a disponibilidade dos serviços e promover o surgimento de oportunidades de emprego para os angolanos, bem como a oferta do primeiro emprego.

Criado em 1988, o Pólo tem uma área de 2700 hectares. (Angop)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409