Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409

Enaltecido papel dos nacionalistas na afirmação do Estado angolano

O primeiro secretário Nacional JMPLA, Sérgio Luther Riscova destacou, quarta- Feira, no Dondo, município de Cambambe (província do Cuanza Norte), o papel desempenhado pelos nacionalistas angolanos na afirmação do país como pátria una, livre e independente.

Sérgio Luther Rescova falava num reunão com jovens de vários estratos sociais da cidade do Dondo, sob o lema “A juventude e o patriotismo – sua participação para o desenvolvimento de Angola”, no quadro de uma visita de algumas horas à região, no âmbito da pré-campanha do partido, no quadro das eleições gerais marcadas para Agosto.

O político precisou que a afirmação de Angola como Nação, resulta de um percurso longo que custou o sacrifício de muitos dos seus filhos durante o processo de descolonização do país que culminou com a proclamação da independência nacional a 11 de Novembro de 1975.

Referiu que foi com o espírito revolucionário que um grupo de nacionalistas, embora desprovidos de armas convencionais e apenas munidos de catanas e outros objectos contundentes deu-se início ao processo de luta armada pela libertação nacional que culminou com o fim da opressão e do jugo colonial a que os angolanos estavam sujeitos.

Durante a conferência presenciada por estudantes de diversos subsistemas de ensino, o prelector referiu que o movimento independentista de Angola foi constituído por nacionais, que sem olhar pelos riscos iminentes e isentos de interesses pessoais, defenderam o destino do país, desde a clandestinidade até à conquista da independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975, pelo Presidente Agostinho Neto.

Apesar disso, prosseguiu, o país experimentou uma nova fase, ao percorrer mais de duas décadas de guerra civil, envolvendo maioritariamente jovens que, imbuídos de um espírito patriótico souberam enfrentar o desafio e participar activamente no processo de reconciliação nacional e contribuir para o processo de reconstrução e prosperidade da nova nação.

Considerou importante que os jovens reconheçam o papel do Presidente José Eduardo dos Santos, ao assumir uma das fases mais conturbadas da Nação angolana até ao alcance da Paz, a 4 de Abril de 2002, bem como a promoção da reconciliação e reconstrução Nacional.

Sérgio Rescova sublinhou que todo este percurso só foi possível graças ao envolvimento de intelectuais angolanos que lideraram diferentes grupos de patriotas, daí que a juventude deve continuar a apostar na formação académica afim de dar continuidade das várias acções que marcam as etapas de desenvolvimento e construção da Angola.

Presenciaram a conferência, o primeiro secretário provincial do Cuanza Norte do MPLA, José Maria Ferraz dos Santos, deputados da Assembleia Nacional pelo círculo provincial, membros do governo da província e convidados. (Angop)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409