Mil e 658 delegados de listas do partido MPLA estão disponíveis para fiscalizar o pleito eleitoral de 23 de Agosto, nos seis municípios que compõem a província do Cunene.
A informação foi prestada hoje, sexta-feira, à Angop pelo secretário para os Assuntos Políticos e Eleitorais do MPLA, João Crisóstomo Júlio, por ocasião do início do processo formativo que decorre em simultâneo nas 20 comunas que compõem a província.
De acordo com o responsável, dos delegados seleccionados, 844 são efectivos e 841 suplentes, que estarão encarregues de fiscalizar o escrutínio nas 838 mesas de assembleias de voto.
Referiu que durante a acção formativa, de quatro dias, os participantes serão capacitados em matérias que ajudarão a cumprir cabalmente com a legislação eleitoral e o manual dos delegados de lista, para que não haja atropelos na condução do processo de fiscalização.
João Crisóstomo Júlio recordou que o delegado de lista é a pessoa encarregue de fiscalizar, junto as mesas de assembleias de voto, o trabalho inerente ao processo de votação e contagem de votos das actas eleitorais, defendendo sempre os interesses do partido que representa.
Neste sentido, apelou à postura dos delegados no exercício da missão, pautando sempre pelo espírito de militância e patriotismo, trabalhando em coordenação com os órgãos intervenientes para que o processo decorra de forma harmoniosa. (ANGOP)