Quantcast
Channel: MPLA – Portal de Angola
Viewing all 1409 articles
Browse latest View live

MPLA/DIP CC: Nota de imprensa sobre a realização das Conferências Provinciais do MPLA de 2016

$
0
0

MPLA
DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E PROPAGANDA DO COMITÉ CENTRAL

NOTA DE IMPRENSA

SOBRE A REALIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS PROVINCIAIS DO MPLA DE 2016

1. No quadro da preparação do seu 7º Congresso Ordinário, a realizar-se de 17 a 20 de Agosto próximo, em Luanda, o MPLA realiza, nos dias 20, 21, 25, 27, 28 e 31 de Maio corrente, as suas conferências provinciais, para fazer um balanço das actividades do período de 2009 a 2016, aprovar as linhas de força para o mandato seguinte e eleger as novas direcções dos comités provinciais do Partido e os delegados ao magno evento.

2. As províncias do Bié e do Namibe realizarão as suas conferências nesta sexta-feira, 20, a de Benguela no dia 21, sábado, a do Cuanza-Norte, a 25, quarta-feira e as do Cuando-Cubango, do Huambo, da Huíla e da Lunda-Norte, no dia 27 de Maio, sexta-feira.

3. A 28, sábado, será a vez das províncias do Cuanza-Sul, de Luanda e do Moxico realizarem as suas conferências, cabendo às do Bengo, de Cabinda, do Cunene, da Lunda-Sul, de Malanje, do Uíge e do Zaire levarem a cabo essa empreitada no último dia do mês, 31.

4. O MPLA pretende, tal como aconteceu nas recentemente realizadas assembleias das organizações de base e nas conferências comunais, distritais e municipais, transformar as conferências provinciais num marco importante no fortalecimento da democracia e da coesão interna do Partido, cerrando fileiras em torno do Comité Central e do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos.

MPLA – COM O POVO, RUMO À VITÓRIA

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 19 de Maio de 2016.

O DIP DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA.

(nota de imprensa enviada à redacção do Portal de Angola com pedido de publicação)


Benguela:MPLA reunido em plenária extraordinária

$
0
0

Oitenta e nove membros do Comité Provincial do MPLA em Benguela estão reunidos hoje, sexta-feira, nesta cidade, na sua VI reunião plenária extraordinária, com vista a aprovação da recandidatura do 1º secretário provincial.

O encontro que vai durar algumas horas, está a ser presidido pelo 1º secretário provincial do MPLA, Isaac dos Anjos, e acompanhada pelo membro do comité central do MPLA e de acompanhamento do partido a província de Benguela, João de Almeida Martins.

Durante o encontro, os membros do comité provincial do MPLA vão aprovar a recandidatura do 1º secretário do partido, a ser submetida este sábado (21), durante a XII Conferência provincial ordinária de balanço e renovação de mandatos.

Em entrevista a imprensa no final do encontro, o secretário para a informação do comité provincial, David Nahenda, o objectivo é reconduzir o primeiro secretário provincial, Isaac Francisco Maria dos Anjos.

Adiantou ainda que, para 12ª conferência provincial do partido em Benguela, vão participar mil e três delegados destes que vão eleger 130 para o congresso e o novo comité que será composto por 155 membros. (ANGOP)

Namibe: Processo preparatório para as eleições de 2017 do MPLA começou – afirma Carlos Feijó

$
0
0

O coordenador do grupo de acompanhamento do secretariado do Bureau político à província do Namibe e membro do Comité Central do MPLA, Carlos Maria Feijó, afirmou nesta cidade, que o processo preparatório para as eleições de 2017 do MPLA, teve início sexta-feira, com a realização da XI conferência provincial ordinária na província do Namibe.

O chefe do grupo de acompanhamento a província do Namibe, Carlos Maria Feijó fez este pronunciamento, no discurso de encerramento da XI conferência provincial ordinária, que decorreu sob o lema “ MPLA, com o povo rumo a vitória” e que juntou 650 delegados dos cinco municípios.

No seu discurso o dirigente político disse que o MPLA na província do Namibe em 2012 foi vitorioso com 85.77 e por este facto obriga a redobrar os esforço no sentido de manter o número de deputados e aumentar a sua percentagem em termos de votos conquistados nas próximas eleições.

“ O desafio é pelo menos subirmos mais algumas décimas deste valor e garantirmos com folga os cinco deputados do MPLA nesta província, este é o principal desafio que os militantes e a direcção agora eleita têm para concretizar em 2017”, exortou.

Sobre as linhas de linhas de força para este novo mandato, o coordenador afirmou que esta comporta duas componentes, uma em relação ao trabalho politico partidário e outra em com a acção governativa a nível da província do Namibe, sectores que segundo ele devem andar de mãos dadas, para que no próximo pleito eleito o Namibe possa conquistar mais uma vez os cinco lugares de deputados na bancada parlamentar do seu partido.

“ Vem ai o congresso ordinário em Agosto, as linhas de força apresentadas pelo camarada primeiro secretario seguramente que depois serão adaptadas a moção estratégia que o presidente apresentar a exclusivamente ao congresso do MPLA, mas temos que trabalhar para a vitoria, e para tal, é necessário prepararmos os instrumentos que nos permite primeiros trazer os cinco deputados e depois de conquistarmos o poder executarmos o programa que vai ser apresentado a população, concretamente, o programa eleitoral” sublinhou.

o politico apontou como prioridade neste processo o trabalho para conquista do poder em 2017, tendo reconhecido que o país esta a viver um momento de crise, mas que o partido traçou um programa para a saída da mesma e que já esta a ser implementado.

na ocasião, referiu “que estes momentos menos bons seguramente ultrapassaremos como no passado. Não há razoes para absentismo, antes pelo contrario, há razões para acreditarmos no Presidente, no partido e em nós próprios militantes e no povo angolano que venceremos”, finalizou. (ANGOP)

Huambo: MPLA prepara conferência provincial

$
0
0

O comité do MPLA na província do Huambo realizou sexta-feira, a sua 8ª sessão plenária extraordinária, que serviu para analisar os documentos preparatórios da 12ª conferência, marcada para o próximo dia 27.

A sessão serviu também para analisar o relatório de balanço das actividades desenvolvidas pelo comité no período 2009/2016, o plano de acção para o mandato 2016/2021 e a proposta de ajustamento ao programa e estatutos do partido.

Os membros do comité do MPLA na província analisarem ainda o regulamento interno da 12ª conferência, bem como a convocatória da 9ª sessão plenária extraordinária do comité.

A 8ª sessão plenária extraordinária foi orientada pelo primeiro secretário provincial, Kundi Paihama, que no final do encontro apelou aos militantes a participar, de forma activa, nas tarefas de preparação e realização do 7º congresso ordinário do MPLA, a decorrer de 17 a 20 de Agosto próximo, em Luanda. (ANGOP)

MPLA sempre teve nos militantes a força para novas vitórias – Henrique Júnior

$
0
0

O Primeiro Secretário do Cuanza Norte do MPLA, Henrique André Júnior, afirmou nesta sexta-feira, em Ndalatando, capital da província, que este partido sempre teve nos seus militantes a força para as sucessivas vitórias conquistadas.

Ao discursar durante o encerramento da XIIª reunião ordinária Comité Provincial do partido, o dirigente referiu que esta força vitoriosa nunca desmoronou porque os militantes encaram cada vitória como um novo desafio a enfrentar.

Expressou o desejo de que nos próximos desafios se possa manter o empenho de todos, para que o partido continue a merecer a confiança das populações e desta forma se possa manter por longos anos no poder, através do voto popular a ser sufragado em eleições justas, livres e democráticas.

Apontou o alinhamento da acção do MPLA com os anseios do povo angolano, de Cabinda ao Cunene, como uma das razões que o tornam num partido em que o povo se revê.

Henrique André Júnior saudou todos os militantes do MPLA no Cuanza Norte, sublinhando ter aprendido muito com o convívio, depois de em 2009 ter sido eleito Primeiro Secretário Provincial do partido.

O Primeiro Secretário Provincial que durante a XIª conferência provincial ordinária, prevista para 25 de Maio corrente, cessa o seu mandato, no cargo, expressou gratidão pelo trabalho político-partidário que catapultou o MPLA na província para novos rumos, acrescentando que tudo o que se fez foi trabalho de equipa.

A reunião cujos trabalhos foram por si orientados aprovou os documentos a serem submetidos à XIª Conferência Provincial, especialmente o relatório de balanço das actividades desenvolvidas de 2009 a 2016 e as linhas de força do programa de trabalho para o período 2017/2021.

Aprovou, igualmente, o regulamento de ética e de conduta a observar durante a conferência provincial e no decorrer do VIIº Congresso Ordinário do MPLA, convocado para Agosto próximo, bem como ainda os órgãos internos da conferência provincial do Cuanza Norte do partido. (ANGOP)

Namibe: Reeleito primeiro secretário provincial do MPLA no Namibe

$
0
0

Rui Luís Falcão Pinto de Andrade foi reeleito nesta última sexta-feira (20) como primeiro secretário provincial do MPLA no Namibe para um mandato de cinco anos, durante a XI conferência provincial ordinária de balanço e renovação de mandatos do partido.

Durante os trabalhos, os 595 delegados, elegeram por unanimidade 125 membros do comité provincial, 80 delegados ao VII congresso do MPLA a ter lugar de 17 a 20 de Agosto do ano em curso em Luanda, 26 membros da comissão e ainda candidatos ao Comité Central do MPLA.

Os delegados a conferência provincial ordinária que decorreu sob o lema “ MPLA, com povo rumo a vitória”, discutiram a resolução sobre o relatório de balanço do Comité cessante, do relatório das actividades desenvolvidas pelo comité provincial no período 2009/2016, das propostas de alteração ao programa e estatutos e das linhas de força para o mandato 2016/2021.

A conferência contou com a presença do membro do grupo de acompanhamento do secretariado do Bureau político à província do Namibe e membro do Comité Central; Carlos Maria Feijó. (ANGOP)

Benguela: Reconduzido Primeiro Secretário Provincial do Mpla

$
0
0

O Primeiro secretário Provincial cessante do MPLA, Isaac Maria dos Anjos, foi reconduzido sábado, nesta cidade, ao cargo, no termo dos trabalhos da XII conferência de renovação de mandatos, realizada no âmbito do processo orgânico do VII congresso ordinário do partido maioritário em Angola.

Durante o encontro que juntou 878 delegados dos 1003 previstos, foi ainda eleito o comité provincial integrado por 155 membros, os 130 delegados ao VII congresso do partido e os quatro candidatos à membros do comité central, dos quais dois efectivos e igual número de suplentes.

A conferência, que foi presidida pelo primeiro secretário cessante, Isaac Maria dos Anjos, e acompanhada pelo coordenador do grupo de acompanhamento do Bureau Político a província de Benguela, João de Almeida Martins, serviu para aprovar o relatório do comité provincial referente ao período 2009-2016, as propostas de ajustamento aos estatutos do Mpla e as linhas de força do programa de trabalho do partido para o mandato seguinte.

Na ocasião, Isaac dos Anjos agradeceu o voto de confiança depositado em si, e enalteceu os esforços das estruturas do partido na província que se engajaram afincadamente para a realização exitosa dos trabalhos.

Os trabalhos desta conferência foi antecedidos da realização das assembleias de base, assim como das conferências comunais e municipais. (ANGOP)

Cabinda: MPLA congratula-se com aprovação do programa especial

$
0
0

Os membros do Comité Provincial de Cabinda do MPLA reunidos sábado na sua VI sessão ordinária congratularam-se com recente aprovação do programa especial para esta província, pela comissão económica do Conselho de Ministros.

De acordo com o comunicado final do encontro decorrido na vila de Lândana, sede municipal de Cacongo, os participante solicitam a sua real efectivação para que possa contribuir para o bem-estar social e económico da população de Cabinda e não só.

Tendo em conta a realização do VII congresso ordinária do MPLA e das próximas eleições gerais, o comité provincial apela o empenho dos militantes, simpatizante e amigo do partido na mobilização da população para o êxito de ambos os desafios rumo à vitória.

A VI sessão ordinária do comité provincial aprovou alguma documentação a ser submetida a XI conferência provincial de Cabinda do MPLA, a realizar-se no dia 31 do mês em curso e decidiu pela realização de uma sessão extraordinária, antes da conferência provincial, para aprovação dos restantes documentos.

Os participantes a VI sessão ordinária do comité provincial de Cabinda do MPLA aprovaram ainda a candidatura de Aldina da Lomba Catembo, a primeira secretária provincial do partido.

Aproximando-se o 25 de Maio, “Dia de África”, os participantes saúdam todos os africanos e os angolanos, em particular, bem como congratulam-se com o empenho do do Governo angolano na materialização dos programas que visam a consolidação da paz e desenvolvimento do continente.

A reunião orientada pela primeira secretária do comité provincial, Aldina da Lomba Catenbo, contou com a participação 95 dos seus 115 membros e com o grupo de acompanhamento do Secretariado do Bureau Político para a província de Cabinda, encabeçado pelo seu coordenador, Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, Secretário-geral do MPLA. (ANGOP)


Conferência do MPLA em Luanda agrega mais de dois mil delegados

$
0
0

Dois mil e um delegados irão participar na XII conferência provincial ordinária de balanço do MPLA em Luanda, a decorrer no próximo sábado (28), anunciou hoje, terça-feira, o primeiro secretário do partido na capital do país, Higino Carneiro.

Em conferência de imprensa realizada no Comité Provincial do MPLA de Luanda, destinada a abordagem da referida conferência, o político aventou que os delegados foram eleitos nas assembleias e conferências de balanço e renovação de mandatos das estruturas de base e intermédias do partido, representando um universo de 1.339.687 militantes.

A conferência, precisou, servirá para análise, discussão e aprovação do relatório de balanço do comité cessante, das linhas de força do programa do partido para 2016/2017, processo eleitoral, assim como as propostas de ajustamento aos estatutos do MPLA.

O primeiro secretário informou que o partido em Luanda continuará a incluir os jovens em cargos de direcção, nas suas diversas estruturas, visando dar oportunidade e passar experiência a estes, para o contínuo crescimento partidário.

“A ideia é revigorar ainda mais o partido, tendo em conta que os jovens demonstram confiança, consistência e empenho em actividades políticas”, frisou. (ANGOP)

Uíge: MPLA aprova órgãos colegiais para dinamizar partido

$
0
0

Os membros do Comité Provincial do MPLA no Uíge, reunidos nesta terça-feira, na sua XVI sessão plenária, aprovaram os órgãos e organismos colegiais, para dinamizar e concretizar os programas de desenvolvimento do partido.

Analisados e discutidos os aspectos agendados, o Comité Provincial do MPLA conclui e reconheceu os sucessos havidos no processo de revitalização das estruturas de base do partido que elegeram os órgãos colegiais para os desafios futuros desde a base aos organismos intermédios.

Aprovou o relatório de actividades exercidas pelo comité no período 2009/2016 e as propostas de ajustamento dos estatutos do partido a submeter ao VII congresso ordinário.

O comité provincial do MPLA no Uíge aprovou igualmente uma resolução sobre a candidatura do militante Paulo Pombolo a primeiro secretário provincial do partido, pelo empenho demonstrado no decurso do mandato que cessa.

Os participantes ao encontro decidiram sobre a cessação do mandato do militante Samuel Nongo, na qualidade de membro do comité provincial, por comportamento indecoroso demonstrado na vigência do exercício das funções.

O Comité Provincial do MPLA confirmou a realização da sua XII Conferência Provincial Ordinária para 31 de Maio de 2016,

nesta cidade, e recomendou a comissão preparatória do evento trabalhar com afinco para o êxito da actividade. (ANGOP)

Congresso determina orientação ideológica do partido – Pedro Mutindi

$
0
0

O primeiro secretário provincial do MPLA no Cuando Cubango, Pedro Mutindi, disse hoje, sexta-feira, que a organização tem o Congresso como o órgão supremo que determina a orientação ideológica do partido, a quem cabe apreciar e definir as linhas gerais da política nacional e internacional que orientam a acção das estruturas internas do partido, assim como das suas organizações sociais.

Ao discursar na abertura da XII conferência provincial ordinária do MPLA no Cuando Cubango, Pedro Mutindi afirmou que o próximo Congresso Ordinário do MPLA dedicará uma atenção particular aos aspectos relacionados com a qualidade do partido detentor do Poder Executivo e as tarefas que se colocam aos angolanos e a organização partidária.

Revelou que os próximos desafios, em especial as Eleições Gerais, que terão lugar em 2017, a execução do Plano Nacional de Desenvolvimento a médio prazo, 2013/2017, e a longo prazo Angola 2025, merecerão igualmente uma especial atenção durante o Congresso.

Avançou que a presente conferência é um acto que marca o ponto mais alto das tarefas inerentes ao processo de preparação do VII Congresso do MPLA na província do Cuando Cubango, que foi antecedida de seminários de capacitação de quadros e dirigentes, assembleias dos comités de acção do partido, bem como as conferências comunais e municipais.

Lembrou que a XII conferência provincial ordinária, vai apreciar o balanço das actividades desenvolvidas desde 2009, aprovar as linhas de força do programa de trabalho para o mandato 2016/2021, eleger o novo comité provincial, tendo em vista o princípio de renovação e continuidade, assim como os delegados ao V Congresso e os candidatos a membros do Comité Central do partido.

O primeiro secretário sublinhou que o mandato que hoje termina foi recheado de algumas tarefas importantes na história do partido, com destaque para a implementação da estratégia de crescimento do partido de 2010 a 2012, bem como a preparação para as eleições realizadas em 2012.

Lembrou que durante este período realizou-se igualmente o processo dos movimentos de revitalização dos comités de acção, que visou desenvolver um conjunto de actividades de carácter político e organizativo, analisar a situação organizativa e funcional das organizações de base, o comportamento dos militantes, bem como o registo das insuficiências, por formas a tomar medidas consentâneas com vista ao melhoramento da organização e funcionamento.

O trabalho, acrescentou, procurou igualmente adequar as estatísticas dos militantes do partido, bem como a avaliação do desempenho dos mesmos. (ANGOP)

Kundi Paihama reconduzido ao cargo de 1º secretário provincial do MPLA no Huambo

$
0
0

Os militantes do MPLA na província do Huambo reconduziram, hoje, Kundi Paihama ao cargo de primeiro secretário local do partido para o quinquénio 2016/2021, durante a XII conferência deste órgão.

A reunião, que contou com a participação de 801 delegados, elegeu também 165 membros efectivos do comité provincial e 21 suplentes, 135 delegados ao VII Congresso Ordinário, dos quais cinco suplentes e cinco candidatos à membros do Comité Central do partido e dois substitutos.

Na ocasião, o Kundi Paihama agradeceu a confiança em si depositada pelos militantes, sublinhando que os próximos cinco anos serão acompanhados de um “forte” espírito militante, patriótico e de Estado sem, deixar de lado, o de missão e sacrifício, para a execução com êxito dos programas traçados, a fim de dar resposta as exigências impostas pelos indicadores de desenvolvimento.
Por esta razão, o primeiro secretário prometeu mais trabalho e dedicação, contando, desta feita, com o brilho político, técnico-profissional, patriotismo de todos os militantes, para materialização, de forma conjunta, das orientações do MPLA e do Presidente José Eduardo dos Santos.

Kundi Paihama instou, também, os militantes a redobrar as acções políticas de mobilização de mais cidadãos, para as fileiras do MPLA, bem como o reforço da capacitação política e ideológica dos membros do partido, tendo em conta os próximos desafios eleitorais.

“Por isso, contem comigo, tal como eu conto com todos os militantes, amigos e simpatizantes do MPLA no planalto central, para vencer as lutas políticas que se perfilam no horizonte democrático nacional e nesta caminhada dessa luta que sempre contínua, visando a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população”, enfatizou.

O dirigente partidário referiu, noutra parte do seu discurso, que, apesar da situação económica e financeira que o país atravessa, os angolanos têm sabido adaptar-se ao actual contexto, redobrando as acções empreendedoras, com o fito de melhorar, gradualmente, as condições de vida da população.

Sob o lema “MPLA- com o povo, rumo à vitória”, os trabalhos da XII conferência provincial foram testemunhados pela coordenadora adjunta do Grupo de Acompanhamento do Secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA à província do Huambo, Maria Idalina Valente. (ANGOP)

MPLA em Luanda realiza conferência provincial ordinária de balanço

$
0
0

Centenas de militantes, delegados a XII conferência provincial ordinária de balanço do MPLA em Luanda, encontram-se reunidos hoje, sábado, no pavilhão multiusos do Kilamba, município de Belas.

A XII conferência servirá para análise, discussão e aprovação do relatório de balanço do comité cessante, das linhas de força do programa do partido para 2016/2017 e processo eleitoral.

Os dois mil e um delegados eleitos nas assembleias e conferências de balanço e renovação de mandatos das estruturas de base e intermédias do partido vão analisar ainda as propostas de ajustamento aos estatutos do MPLA.

Com a capacidade de 12,750 espectadores, o pavilhão multiusos do Kilamba inaugurado em 2013, ano que albergou o campeonato do Mundo de Hóquei Patins, encontra-se engalanado de vermelho, preto e amarelo, cores do partido MPLA.

As conferências provinciais do MPLA, preparatórias ao 7º Congresso Ordinário do Partido, iniciaram sexta-feira, 20, no Bié e Namibe, estendendo-se até o dia 31 do corrente mês.

Hoje, dia 28, estão a ser realizadas as conferências das províncias de Luanda, Cuanza-Sul e do Moxico, enquanto o Bengo, Cabinda, Cunene, Lunda-Sul, Malanje, Uíge e Zaire devem cumprir com essa empreitada no último dia do mês, 31.

As províncias do Bié e do Namibe realizaram as suas conferências no dia 20, sexta-feira, a de Benguela no dia 21 (sábado), a do Cuanza-Norte (25) e as do Cuando-Cubango, Huambo, Huíla e da Lunda-Norte no dia 27 de Maio.

As conferências visam fazer um balanço das actividades do período de 2009 a 2016, aprovar as linhas de força para o mandato seguinte e eleger as novas direcções dos comités provinciais do Partido e os delegados ao magno evento.

O 7º Congresso Ordinário do MPLA será realizado de 17 a 20 de Agosto próximo, em Luanda. (ANGOP)

Militantes do MPLA em Luanda elegem primeiro secretário e delegados ao sétimo congresso

$
0
0

Os militantes do MPLA, em Luanda, elegeram hoje, sábado, no município de Belas, o primeiro secretário, os membros do comité provincial, os delegados ao sétimo congresso ordinário e os candidatos a membros do Comité Central do partido.

Reunidos no pavilhão multiusos do Kilamba para a XII Conferência Provincial Ordinária de Balanço e Renovação de Mandatos, os militantes reconduziram para o cargo de primeiro secretário da província de Luanda, Francisco Higino Lopes Carneiro.

Sob o lema MPLA com o povo, rumo à vitória, os militantes analisaram e aprovaram o relatório de balanço do comité cessante, o programa de trabalho do partido para o mandato 2016/2021 e as propostas de ajustamento aos estatutos .

Durante a conferência foram lidas as mensagens da Organização da Mulher Angolana (OMA) e da JMPLA que manifestaram o desejo de continuar a trabalhar com a direcção eleita no conclave, pois unidos são mais fortes.

A primeira secretaria da OMA, Eulália Rocha, reconheceu que o número de mulheres no partido tem vindo a crescer, o que demonstra aceitação e credibilidade às politicas traçadas pelo MPLA em relação a mulher, garantindo a igualdade de direitos e de oportunidades em todos os sectores, permitindo a sua participação activa e efectiva na vida politica, social ,económica e cultural.

Segundo Eulália rocha, as estruturas da OM, a todos os níveis existe grande empenho campanhas de mobilização e recrutamento de mais mulheres para integrarem o partido.

O encontro do MPLA em Luanda realiza-se num momento em que são criados programas de crescimento do partido, no âmbito do sétimo congresso ordinário do partido com objectivo de atingir o mínimo de 50 por cento da população eleitoral.

A conferência provincial contou com 2001 delegados, representando um universo de um milhão 339 mil 687 militantes dos municípios de Luanda, Belas, Cazenga, Icolo e Bengo Quiçama, Cacuaco e Viana. (ANGOP)

MPLA prepara liderança Jovem para os desafios da sociedade

$
0
0

O MPLA considera que a eleição de jovens para a direcção do partido aos níveis estabelecidos é a preparação da juventude para os desafios da sociedade contemporânea, disse o vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida.

Roberto de Almeida que falava hoje, Sábado, no encerramento do XIIº conferência Provincial do MPLA de Balanço e Renovação de Mandatos em Luanda, disse ser um processo de “carregamentos de baterias”, é olhar para o presente e o futuro do MPLA e de Angola.

Por essa razão, continuou, os militantes da JMPLA e os outros jovens do partido devem dedicar-se e actuar sempre na base da ética da solidariedade, da responsabilidade e do compromisso com o MPLA e por essa via garantir de forma segura a consolidação do poder político.

Pela composição de bairros e habitantes que a capital apresenta, considerou Luanda como o maior e mais dedicado espaço político no país, sendo um imperativo a participação dos militantes nas tarefas e acções programadas que asseguram a vitória do partido nos desafios político eleitorais, independentemente da condição em que se encontra o membro do partido, direcção do comité de acção ou em outros níveis .

Disse ser essencial o apoio consciente do povo, aconselhando os participantes a primarem pela necessidade de escutar e ter em conta a opinião dos militantes e do povo .”Ter sempre presente que o trabalho político- partidário do MPLA é feito na base do convencimento e da persuasão, excluindo toda a forma de violência , coacção ou fanatismo”.

Com base nisto o vice-presidente cita alguns condições que resumem a adesão e ingresso nas fileiras do movimento, dizendo que pressupõem aceitação voluntária dos princípios e objectivos definidos nos programas e estatuto do partido.

Para o responsável o desenvolvimento político , económico e social, associado a luta pela consolidação da paz , unidade nacional e a firmeza ideológica constituem as principais missões do MPLA, sustentando ser necessário redinamizar o trabalho do partido e aumentar de modo responsável as acções em prol da resolução dos problemas do povo.

Exortou os conferencistas a estarem atentos a todas as tentativas de perturbação do processo de preparação da próximas eleições gerais como as autárquicas que se afiguram como os principais desafios a curto prazo.

Roberto de Almeida alerta que os programas e as realizações dos mesmos em benefícios dos povo são a base para que um partido seja eleito e não os discursos nem os boatos. (ANGOP)


Militantes do MPLA enaltecem integração de jovens aos cargos de direcção do partido

$
0
0

Os delegados a XII Conferência Provincial Ordinária de Balanço do MPLA em Luanda enalteceram sábado a iniciativa de eleger jovens para ocupar cargos de direcção em diversos sectores do partido.

Os militantes reunidos no pavilhão multiusos do Kilamba, município de Belas, concordaram quanto a nomeação de jovens para cargos de decisão no partido e apoiam a iniciativa.

Manuel Cortez de 80 anos de idade, delegado a conferência e coordenador da povoação de Calumbuze, Icolo e Bengo, afirma que apesar das dificuldades, o MPLA tem se dedicado a encontrar soluções.

“ Apesar das dificuldades o MPLA tem se esforçado para sair da crise diversificando a economia e isso torna o partido mais firme e mais decidido”, referiu.

Rosaria Fortunato, delegada do município de Luanda, afirma que a XII conferência é diferente das demais porque privilegia as mulheres e a juventude.

Segundo a militante, a estratégia do MPLA em eleger jovens para a direcção do partido aos níveis estabelecidos é a preparação da juventude para os desafios que eles (jovens) vão enfrentar no futuro enquanto membros do governo ou dirigentes do partido.

Pedro Manuel Gonçalves, de 68 anos de idade, do município da Quiçama, afirma que o encontro é uma grande valia, porque para além da eleição dos delegados ao sétimo congresso também foram discutidas questões sobre a melhoria das condições de vida da população.

O militante adianta que o partido deve melhorar as condições de vida da juventude, garantir empregos e desenvolvimento sócio económico, principalmente da população rural, porque geralmente são os mais prejudicados quando são elaborados os projectos de desenvolvimento.

Lemba Maunel, do município do Cazenga, afirmou que a sua filiação partidária começou da OPA, por isso considera louvável o enquadramento de jovens nas estruturas centrais do Comité Provincial do MPLA porque é “sangue novo” e futuros dirigentes do partido

Os militantes do MPLA, em Luanda, elegeram sábado, no município de Belas, o primeiro secretário, os membros do comité provincial, os delegados ao sétimo congresso ordinário e os candidatos a membros do Comité Central do partido.

Reunidos no pavilhão multiusos do Kilamba para a XII Conferência Provincial Ordinária de Balanço e Renovação de Mandatos, os militantes reconduziram para o cargo de primeiro secretário da província de Luanda, Francisco Higino Lopes Carneiro.

Sob o lema MPLA com o povo, rumo à vitória, os militantes analisaram e aprovaram o relatório de balanço do comité cessante, o programa de trabalho do partido para o mandato 2016/2021 e as propostas de ajustamento aos estatutos. (ANGOP)

Higino Carneiro propõe comité de consultas

$
0
0

Catorze delegados à XIIª Conferência Provincial de Luanda do MPLA, realizada Sábado último, votaram contra a reeleição de Higino Carneiro ao cargo de primeiro secretário.

O reconduzido primeiro secretário, anunciou que vai propor ao Secretariado do Bureau Político que lhe seja autorizado constituir um comité de consultas para integrar militantes já experientes, a fim de o auxiliarem na concepção e avaliação das acções partidárias e no seus reflexo na sociedade. Na ocasião, o reeleito primeiro secretário agradeceu o voto de confiança que lhe foi depositado, alegando estar tranquilo e confiante com a equipa eleita na Conferência.

“Se eu for autorizado convidarei muitos dos que hoje me servem de exemplo e que cessam o seu mandato para fazer parte desse eleito no veterano, que ao longo do seu percurso político nada mais fizeram senão trabalhar para a vitalidade do MPLA”, disse. Dos dois mil e 285 delegados previstos, participaram na XIIª Conferência dois mil e 102 delegados que reconduziram o general, Francisco Higino Lopes Carneiro ao cargo de primeiro secretário do MPLA na província de Luanda, tendo sido apresentado como candidato único, com dois mil e 69 votos a favor e catorze votos contra.

O político, que também presidiu a referida conferência, destacou o trabalho realizado pelo Comité Provincial durante o mandato 2009 – 2016, tendo focalizado a campanha de crescimento do partido em curso na província de Luanda, consubstanciada no ingresso de novos militantes para o enquadramento nos Comités de Acção (CAP’S) e na sua formação política e ideológica. No âmbito da acção governativa, destacou a alteração da esfera orgânica do Governo da Província de Luanda e as respectivas áreas de intervenção, anunciando que o Comité Provincial deverá adequar as suas estruturas, tão logo estejam preparadas as condições para a criação de novos distritos urbanos. (OPAIS)

por Neusa Felipe

Secretário-geral do MPLA trabalha em Cabinda

$
0
0

Uma delegação do MPLA, chefiada pelo seu Secretário-geral, Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, deixou na manhã de hoje (segunda-feira), Luanda, com destino a província de Cabinda onde, durante três dias, vai avaliar as actividades desenvolvidas pelo partido.

Durante a missão, o político vai presidir a XI Conferência Provincial do partido, a ter lugar terça-feira, no Pavilhão Multi-usos da Banca, além de se reunir com responsáveis do governo da província e visitar infra-estruturas e bens sociais construídos e em execução no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP).

A comitiva, que regressa quarta-feira a Luanda, é composta por responsáveis da Organização da Mulher Angolana (OMA), da JMPLA, deputados, entre outros militantes do MPLA.

Os comités provinciais do MPLA realizam, em quase todo o país, as suas conferências de balanço e renovação de mandatos, no decorrer das quais analisam e aprovam as linhas de força do programa de trabalho para o mandato 2016/2021, assim como as estratégias de acção para as eleições gerais previstas para 2017. (ANGOP)

Malanje: Oma participa com mais de 200 mulheres na XI conferência Provincial do Mpla

$
0
0

Duzentas e 78 militantes afectas ao secretariado provincial da Organização da Mulher Angolana (Oma) vão representar a estrutura, na XI conferência Provincial ordinária do MPLA, a decorrer hoje no pavilhão Palanca Negra Gigante nesta cidade.

A informação foi avançada segunda-feira, nesta cidade, pela secretária provincial da Oma, Joana de Jesus Pedro, tendo realçado que na conferência vão participar 697 delegados, deste número 278 são mulheres, assim como o secretariado da Oma terá uma representação de 54 mulheres dos 175 membros, que farão parte do novo comité provincial do MPLA a ser eleito na conferência.

Precisou que dos 100 delegados eleitos ao VII congresso ordinário do Mpla a decorrer em Luanda, 40 são mulheres.

Joana de Jesus mostrou-se bastante satisfeita com a cifra atribuída ao secretariado da Oma, uma vez que as mulheres vão expor as suas preocupações, levantadas durante as realizações das assembleias de base.

Da importância da conferência de hoje, a secretária reiterou que serão levantadas preocupações ligadas a assistência sanitária, educação e o crédito agrícola nas comunidades. (ANGOP)

MPLA em Cabinda reunido em conferência provincial

$
0
0

Os militantes do MPLA em Cabinda estão reunido esta manhã na sua XI Conferência Provincial Ordinária de Balanço e Renovação de Mandatos e a eleição de candidatos ao Congresso do Partido a ter lugar em Luanda em Agosto.

Em Cabinda, já se encontra desde segunda-feira o chefe do grupo de acompanhamento da conferência, secretário-geral do partido, Julião Mateus Paulo Dino Matrosse, que, logo após à sua chegada reuniu com os membros do Comité Provincial, em sessão extraordinária, que serviu para a aprovação de documentos saídos do último encontro do comité.

O secretário-geral do MPLA inaugurou também a sede do Comité de Acção do Sector do bairro Chiweca, arredores da cidade de Cabinda. (ANGOP)

Viewing all 1409 articles
Browse latest View live