Quantcast
Channel: MPLA – Portal de Angola
Viewing all 1409 articles
Browse latest View live

Lunda Sul: Cândida Narciso volta a merecer a confiança dos militantes

$
0
0

Os militantes do MPLA na província da Lunda Sul reconduziram nesta terça-feira, em Saurimo, Cândida Narciso ao cargo de primeira secretária local do partido, durante a XI conferência provincial de balanço e renovação de mandatos.

Cândida Narciso foi eleita por unanimidade durante a reunião que contou com a participação de 560 delegados, que reconduziram igualmente ao cargo o segundo secretário provincial do partido, Mário Luandanda.

No conclave, foram igualmente eleitos 125 membros para o comité provincial, 80 delegados ao VII congresso do MPLA marcado para Agosto, bem como cinco membros ao Comité Central, dos quais dois suplentes.

Após a recondução, Cândida Narciso agradeceu a confiança em si depositada para dirigir novamente os destinos do MPLA na província, augurando o envolvimento de todos os militantes, amigos e simpatizantes nas tarefas do partido, tendo em conto os desafias que se avizinham.

Cândida Narciso prometeu assumir o cargo de primeira secretária com responsabilidade, humildade, fidelidade e lealdade, aos princípios auxiliares do MPLA, dando o melhor de si com a ajuda imprescindível de todos os militantes do partido desde a base ao topo.

Considerou que aprovação do Plano de Acção para o quinquénio 2016/2021 constitui um instrumento fundamental que, com as linhas de força associadas às orientações que sairão do VII congresso e as directivas emanadas pelos órgãos superiores, servirá de guia de orientação das acções interventivas na vida interna do partidos e das populações na região.

O comité provincial do partido na Lunda Sul controla 72 mil e 782 militantes. (ANGOP)


Joana Lina apela militantes a trabalhar para manter a estabilidade política e social

$
0
0

A secretária do Comité Central do MPLA para Administração e Finanças, Joana Lina, apelou terça-feira, aos militantes do partido na província do Uíge a fim de trabalhar para a manutenção da estabilidade política e social, conjugando esforços em situações concretas que visam o bem-estar de todos.

A dirigente fez esse pronunciamento quando presidia a cerimónia de encerramento da XII conferência provincial ordinária de balanço e renovação de mandado militantes do MPLA na região.

A também membro do secretariado do bureau político do MPLA exigiu dos militantes responsabilidade para o sucesso de todas as acções no trabalho partidário, primando sempre pela honestidade e prudência, bem como preservando a unidade nos locais de trabalho e manter uma estabilidade política e social em cada localidade.

“Aqui nesta conferência, podemos concluir que trabalho realizado durante os cinco anos é positivo, assim como todo o processo orgânico que levará os 130 delegados ao congresso ordinário do MPLA e que a representatividade prevista superiormente de 40 por cento para a JMPLA e 30 por cento da OMA foi cumprida escrupulosamente”, sublinhou.

Segundo a dirigente, é necessário “redobrar esforços e vigilância sem ter que responder às provocações dos que pretendem desviar e confundir os militantes e a população, em geral, para atingirem os seus objectivos e executar os compromissos assumidos com os seus patrões”.

“Uma atenção especial deve ser dada à emigração ilegal onde os militantes do MPLA devem evitar testemunhar factos que atentam à soberania nacional. Devemos nos basear na lei aprovada sobre as comissões de moradores”, defendeu Joana Lina.

Aos membros eleitos, encorajou-os a prosseguir com afinco as directivas do partido em todas localidades. (ANGOP)

Bengo: Reeleito 1º secretário do MPLA na província

$
0
0

Os delegados da XI Conferência Provincial ordinária de balanço e renovação de mandatos do MPLA no Bengo, realizada terça-feira, em Caxito, reelegeram João Bernardo de Miranda para o cargo de primeiro secretário do Partido na província.

João Bernardo de Miranda, que foi o único candidato ao cargo, obteve 492 votos correspondendo a 96,6 porcento dos votos dos delegados que participaram neste conclave.

Durante a conferência provincial ordinária de balanço e renovação de mandatos do MPLA, testemunhada pela coordenadora do grupo de acompanhamento do Secretariado do Bureau Político do MPLA para a província do Bengo, Luzia Inglês “Inga”, foi eleito o novo comité provincial composto por 125 membros (50 dos quais são mulheres), os candidatos à membros do Comité Central e a respectiva lista de suplentes, assim como os delegados ao VII congresso do MPLA.

Ao tomar da palavra, o primeiro secretário reeleito agradeceu a confiança que os militantes depositaram em si, sublinhando que esse gesto só é recompensável com o seu empenho nas acções que tem pela frente em prol do MPLA e do seu líder, José Eduardo dos Santos.

Frisou que a conferência cumpriu com os objectivos preconizados pela direcção central do MPLA no âmbito do processo orgânico que precede a realização do VII congresso ordinário do partido, na composição foi salvaguardada a representatividade feminina no comité provincial em 40 porcento e a juvenil (com menos de 35 anos) em 30 porcento.

Reiterou a necessidade do empenho de todos os militantes nas tarefas de recrutamento de novos militantes para o partido e reforçar o trabalho visando a participação nas próximas eleições. (ANGOP)

Exigências actuais do país requerem maior disciplina partidária

$
0
0

A coordenadora do grupo de acompanhamento do Bureau Politico do MPLA para a província de Malanje, Carolina Cerqueira, afirmou terça-feira, nesta cidade, que o actual contexto económico do país, requer dos militantes uma postura cada vez mais perspicaz, responsável e assente na disciplina partidária, por formas a se conquistar os próximos desafios eleitorais.

A dirigente partidária que teceu tais considerações quando procedia ao encerramento da XI Conferência Provincial de Balanço e Renovação de Mandatos do MPLA, acrescentou por esse facto, ser imperioso a abertura para a crítica e necessidade da auto-crítica, em prol do fortalecimento da unidade e coesão nacional.

“O partido sempre soube impulsionar a abertura democrática, a pacificação, reunificação e reconciliação nacional, através da integração de todos os angolanos, assim como continuar a primar pela convivência democrática, promovendo a reinserção política e social de todos os actores sociais”, acrescentou.

Frisou que o MPLA é um partido vencedor de etapas e desafios, que soube adaptar seus programas e estratégia aos sinais do tempo, aos condicionalismos históricos e as complexidades de vária ordem, pelo que continuará a incrementar acções junto das comunidades, com vista a promoção do bem-estar da população.

Fez saber que grande parte dos militantes na província são camponeses, razão pela qual, urge a necessidade de inseri-los em programas de alfabetização, aos serviços sociais gratuitos e introdução de um rendimento mínimo para a redução da pobreza.

Por outro lado, Carolina Cerqueira disse que Malanje é uma província com reconhecido peso no contexto nacional, não apenas pelo seu vasto potencial agro-pecuário e turístico e um evidente valor económico, mas sobretudo pelo seu mosaico humano e versatilidade da sua população.

Lembrar que os delegados à XI Conferência Provincial de Balanço e Renovação de Mandatos reelegeram Norberto Fernandes dos Santos “Kwata Kanawa”, ao cargo de primeiro secretário provincial do partido, bem como 135 membros do comité provincial e 20 suplentes, 100 delegados ao VI Congresso e cinco suplentes, para além de três candidatos ao comité central e um suplente.

A reunião decorreu sob o lema “MPLA: com o povo, rumo à vitória” e contou com a participação de 697 delegados provenientes dos 14 municípios da província. (ANGOP)

Parlamentar do MPLA repudia aproveitamento político da oposição

$
0
0

O vice-presidente do Grupo Parlamentar do MPLA João Pinto afirmou hoje, quinta-feira, em Luanda, despropositado o aproveitamento político que os partidos da oposição pretendem fazer, face ao incidente ocorrido na comuna da Capupa (Cubal), província de Benguela, que envolveu uma delegação parlamentar da UNITA e populares locais, tendo causado a morte de três cidadãos.

De acordo com o deputado, que falava à imprensa no final da Conferência dos Presidentes dos Grupos Parlamentares da Assembleia Nacional, “deve-se evitar o aproveitamento político, actos provocatórios ou criar mau ambiente, tendo em conta tratar-se de um caso de polícia”.

Acrescentou que o incidente constitui crime e, nestes casos, deve ser resolvido pelas autoridades competentes.

“Deve-se deixar de politizar todas as situações que ocorrem no país, porque, curiosamente, estes factos desviam as atenções das populações, criando mau estar e não é isso que os angolanos querem. Devemos respeitar as instituições e não fazer aproveitamento político”, salientou.

O incidente, que provocou ainda o ferimento de três cidadãos, incluindo um agente da Polícia Nacional, ocorreu quando uma delegação parlamentar da UNITA, chefiada pelo deputado Adalberto da Costa Júnior, deslocou-se ao município do Cubal, concretamente na comuna da Capupa, que dista a 40 quilómetros da sede, para uma visita de trabalho, no âmbito das jornadas parlamentares do partido.

A referida delegação entendeu realizar a actividade partidária na povoação do Cambulo, sem qualquer contacto prévio com as autoridades locais, tendo desencadeado desentendimentos e rixa entre militantes da Unita e a população. (ANGOP)

Ascensões e quedas no MPLA em Luanda

$
0
0

O MPLA em Luanda tem uma nova composição no Secretariado da sua Comissão Executiva. Bento Kangamba ficou “sem pasta” e Mário Pinto de Andrade é uma das novidades.

A nova composição do Secretariado da Comissão Executiva do Comité Provincial do MPLA em Luanda, saída da sua XIIª Conferência Provincial Ordinária, traz como novidade a ascensão do analista político e académico Mário Pinto de Andrade que vai se ocupar do Departamento para a Organização Urbana e Assuntos Académicos.

O antigo quadro do Departamento de Organização do Secretariado do Comité Central do MPLA, Domingos Pereira dos Santos “Quiosa” é outra novidade no novo figurino dos “camaradas” na capital que se encarrega do De partamento para a Organização Mobilização.

A última novidade tem a ver com a indicação do antigo viceministro da Comunicação Social, Manuel Miguel de Carvalho “Wandijimbi” que se ocupa do Departamento para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

No novo secretariado destacam-se ainda a manutenção de Jesuíno Manuel da Silva como segundo secretário provincial e Manuel Teodoro de Jesus Quarta que lidera o Departamento de Assuntos Políticos, Económicos Eleitorais e sociais.

Do antigo secretariado “sobreviveram” ainda Djamila Hunguete de Almeida Prata que se ocupa do Departamento de Informação e Propaganda (DIP), Eulália Rocha que dirige a OMA e Nelson Funete que está interinamente à frente da JMPLA. Faz ainda parte Maria Catarina Beua que é a coordenadora da Comissão de Disciplina e Auditoria.

Na lista a que OPAÍS teve a acesso, apesar de reconduzidos para a Comissão Executiva provincial do MPLA em Luanda, o general e empresário Bento dos Santos “Kangamba” não possui qualquer pasta no executivo partidário.

Na anterior direcção Bento Kangamba, ocupou o cargo de secretário para a Área Periférica e Urbana sendo que na actual estrutura esta divisão política foi extinta . “Sem pasta” na nova composição provincial do MPLA ficou também Dulce Ginga que foi primeira secretária no município de Viana.

Não foi possível ouvir a secretária para a informação do MPLA em Luanda, Djamila Prata, para comentar as razões que presidiram as alterações operadas na estrutura provincial dos “camaradas”, um assunto que o OPAÍS vai retomar nas próximas edições. (opais)

MPLA/Vice-Presidente: Mensagem de condolências à Frente Polisário

$
0
0

À

DIRECÇÃO DA FRENTE POLISÁRIO

Foi com a mais profunda consternação que tomámos conhecimento do passamento físico do Camarada Mohamed Abdetaziz, Presidente da República Árabe Saharaui Democrática e Secretário-Geral da Frente Polisário.

O Camarada Mohamed Abdelaziz foi um dos fundadores da Frente Polisário, tendo-se destacado como um combatente activo da luta anticolonial, em prol da defesa dos direitos à liberdade, à autodeterminação e à independência do povo saharaui.

O desaparecimento físico desta figura eminente da resistência do povo contra ocupação ilegal constitui uma perda irreparável para os filhos da República Árabe Saharaui Democrática.

Neste momento de profunda dor, em nome da Direcção do MPLA, dos seus militantes e simpatizantes, inclinamo-nos diante da memória do Camarada Mohamed Abdelaziz e apresentamos, à Frente Polisário e à família enlutada, as nossas mais sentidas condolências.

Luanda, 02 de Junho de 2016.

ROBERTO VICTOR DE ALMEIDA

VICE – PRESIDENTE 00 MPLA.

(nota de imprensa enviada à redacção do Portal de Angola com pedido de publicação)

Angola: Novos militantes ingressam nas fileiras do MPLA no Belas

$
0
0

Vários pontos de sensibilização foram montados no sábado em toda a extensão do município de Belas, em Luanda , no âmbito da campanha de ingresso massivo de novos militantes às fileiras do MPLA naquela circunscrição.

Em declarações hoje, segunda-feira, à Angop a primeira secretaria comunal do MPLA na Camama, Luísa André, sem precisar o número de novos militantes, disse que na comuna a adesão dos populares as tendas de inscrição ultrapassou as expectativas.

Segundo a responsável, o programa de governação do seu partido e o penhor histórico que ele acarreta são os factores que estão na base desta aderência massiva de militantes no Belas.

Para a campanha, referiu, foram movimentados militantes de todas as organizações do partido sendo, Organização da Mulher Angolana (OMA), Juventude do Movimento de libertação de Angola (JMPLA) e os membros do partido para que a cifra estipulada fosse alcançada. (ANGOP)


Responsável do MPLA na Maianga quer estruturas mais dinâmicas

$
0
0

Maior dinamismo e vigilância foi o desafio lançado, segunda-feira, pelo primeiro secretário do MPLA no distrito Urbano da Maianga, município de Luanda, Fernando Cardoso, aos primeiros secretários das organizações de base dos bairros dos Cassequeis do Lourenço, Terra Vermelha e do Buraco.

Face a necessidade do crescimento do número de militantes na localidade, o político deu iniciou a um ciclo de visitas às estruturas locais do partido, no intuito de aferir o cumprimento das orientações superiores.

A iniciativa tem como objectivo fortalecer o funcionamento das organizações de base, tornando mais atraente o exercício da militância.

Igualmente constatar e incentivar os militantes na participação activa da campanha de crescimento especial de novos integrantes para o partido, entre outras pretensões.

Fernando Cardoso foi eleito primeiro secretário do MPLA na Maianga, em Abril do ano corrente.

No mês de Maio do ano em curso, o comité do MPLA no distrito Urbano da Maianga foi visitado pelo primeiro secretário de Luanda, Higino Carneiro, tendo na ocasião reunido com os membros do secretariado da comissão executiva local. (ANGOP)

MPLA/SG: Mensagem de Condolência à Direcções do PAIGC

$
0
0

À

DIRECÇÃO DO PAIGC

BISSAU

PREZADOS CAMARADAS,

Foi com a mais profunda tristeza que tomámos conhecimento do passamento físico da Camarada Carmen Pereira, dirigente histórica e membro do Bureau Político do PAIGC.

A Camarada Carmen Pereira foi uma destacada nacionalista e combatente da luta de libertação nacional, tendo dedicado toda a sua vida em defesa dos ideais da liberdade, da independência, da democracia e do progresso social da Guiné-Bissau.

O seu desaparecimento físico constitui uma perda irreparável e deixa um enorme vazio no seio dos combatentes da liberdade e da sociedade guineense.

Por este infausto acontecimento, neste momento doloroso, em nome da Direcção do MPLA, dos seus militantes e simpatizantes, inclinamo-nos diante da memória da Camarada Carmen Pereira e exprimimos, ao PAIGC e à família enlutada, as nossas mais sentidas condolências.

Luanda, 06 de Junho de 2016.

JULIÃO MATEUS PAULO “DINO MATROSSE”,

SECRETÁRIO-GERAL DO MPLA.

Camarada Carmen Pereira (DW)
Camarada Carmen Pereira (DW)

(nota de imprensa enviada à redacção do Portal de Angola com pedido de publicação)

OMA doa bens de primeira necessidade ao Orfanato Pequena Semente

$
0
0

Um donativo composto de bens alimentares, vestuário, mosquiteiros, livros de literatura infantil, um televisor, rádios portáteis foi entregue às crianças do Orfanato da Pequena Semente, no município de Cacuaco, norte da cidade de Luanda, pela Secretaria Geral da OMA, Luzia Inglês.

Em declarações à imprensa, a responsável disse que o gesto deve-se ao convite formulado pela instituição à OMA, e coincide com a comemoração dos 13 anos da existência do orfanato.

Luzia Inglês adiantou que a OMA, na qualidade de mãe, trouxe os bens para minimizar as dificuldades que enfrentam no quotidiano e para o efeito sente-se satisfeita pelo trabalho realizado pelo centro de acolhimento que se dedica a educação de crianças carentes.

Apelou à todas pessoas de boa vontade que queiram dar o seu apoio as crianças que o façam, mas sem afastar a responsabilidade dos pais dentro de cada família.

Acrescentou ainda que, devido ao momento de guerra que o país viveu muitos pais perderam a capacidade de assumir as suas responsabilidades para com os seus filhos, por isso toda sociedade deve prestar apoio a este grupo de crianças.

Fez referencia as duas datas do mês de Junho, dedicadas às crianças, uma internacional, 01 de Junho e outra da África o 16 de Junho que recorda o massacre das crianças jovens e adolescentes sul-africanas no tempo de apartheid.

No mesmo dia técnicos um posto móvel dos serviços de Registo Civil realizou o registo de algumas crianças da instituição e da vizinhança. (ANGOP)

MPLA/DIP CC: Angola participa na 42ª sessão ACP/UE, na Namíbia

$
0
0

MPLA
DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E PROPAGANDA DO COMITÉ CENTRAL

NOTA DE IMPRENSA

SOBRE PARTICIPAÇÃO DE ANGOLA NA 42ª SESSÃO ACP/UE, NA NAMÍBIA

1. O deputado do MPLA, pelo Círculo Nacional, camarada Salomão Xirimbimbi, vice-presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento aos parlamentos europeus e aos dos países da África, Caraíbas e Pacífico, chefia uma delegação da Assembleia Nacional da República de Angola, que participa, desde ontem, quarta-feira, dia oito de Junho de 2016, até 15 do mês corrente, em Windhoek, Namíbia, na 42ª Sessão da Assembleia Parlamentar ACP e na 31ª Sessão da Assembleia Parlamentar Paritária ACP/UE.

2. Três comissões de trabalho analisarão as seguintes temáticas: “Como melhorar a governação participativa para a descentralização e o reforço da governação local”, a “Zona de livre comércio em África: possibilidade de estimular as trocas no continente africano e eventuais vantagens nos países ACP” e a “Migração entre os países ACP e os Estados membros da União Europeia: causas, consequências e estratégias para uma gestão comum”.

3. Integram a comitiva, os deputados Julião Francisco Teixeira e Rodolfo da Conceição Bernardo.

4. Na 41ª Sessão da Assembleia Parlamentar ACP, que teve lugar em Bruxelas, Reino da Bélgica, de 15 a 18 de Março último, a Assembleia Nacional de Angola foi representada por uma delegação, chefiada pelo presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, camarada Virgílio de Fontes Pereira.

MPLA – COM O POVO, RUMO À VITÓRIA

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 09 de Junho de 2016.

O DIP DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA.

(nota de imprensa enviada à redacção do Portal de Angola com pedido de publicação)

MPLA/DIP CC: Nota de imprensa sobre participação do MPLA em seminário de de jovens líderes, na China

$
0
0

MPLA
DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E PROPAGANDA DO COMITÉ CENTRAL

NOTA DE IMPRENSA

SOBRE PARTICIPAÇÃO DO MPLA EM SEMINÁRIO DE JOVENS LÍDERES,

NA CHINA

A convite da Direcção do Partido Comunista da China, uma delegação do MPLA vai participar, de 14 a 23 Junho corrente, em Pequim, num Seminário de Jovens Líderes dos Partidos Políticos dos Países Africanos de Língua Portuguesa.

A comitiva do MPLA será chefiada pelo director do Centro de Formação Política do MPLA (CEFOP), camarada Domingos Paulino Dembele, membro do Comité Central do Partido.

Integram a delegação os seguintes camaradas: Djamila de Almeida Prata, secretária para a Informação do Comité Provincial de Luanda do MPLA; Bernardo Catoto, secretário do Departamento de Relações Internacionais da JMPLA; Paulino Tchimuhenguele, segundo-secretário do Comité Provincial da Huíla da JMPLA e Feliciana Dorcas António, membro do Comité Nacional da JMPLA.

MPLA – COM O POVO, RUMO À VITÓRIA

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 10 de Junho de 2016.

O DIP DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA.

(nota de imprensa enviada à redacção do Portal de Angola com pedido de publicação)

MPLA/DIP CC: Nota de imprensa sobre a visita de uma delegação do Partido Comunista Português a Angola

$
0
0

MPLA
DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E PROPAGANDA DO COMITÉ CENTRAL

NOTA DE IMPRENSA

SOBRE A VISITA DE UMA DELEGAÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

A ANGOLA

A convite da Direcção do MPLA, uma delegação do Partido Comunista Português chega, na próxima segunda-feira, dia 13 de Junho de 2016, a Luanda, para uma visita de trabalho de quatro dias a República de Angola.

A referida delegação será chefiada por Pedro Guerreiro, membro do Secretariado do Comité Central do PCP e responsável pela Secção Internacional e integra José Capucho, membro do Secretariado do Comité Central do PCP e Carlos Chaparro, membro do Comité Central.

O programa oficial da estadia da comitiva lusa começa a ser cumprido na manhã de segunda-feira, às 11 horas, com a realização de um encontro, na Sede Nacional do Partido, em Luanda, com uma delegação da Direcção do MPLA, chefia pelo camarada Jorge Dombolo, secretário do Bureau Político para a Organização e Mobilização.

Integram a delegação do MPLA, os camaradas João Martins “Jú”, secretário do BP para os Assuntos Políticos e Eleitorais, Carolina Fortes, directora do Departamento de Informação e Propaganda do Comité Central, Pedro Chaves, director do Departamento de Relações Internacionais do Comité Central e João Neto “Jané”, chefe de Divisão do Departamento de Relações Internacionais do CC.

Às 15H30M do mesmo dia, a delegação do PCP vai realizar uma visita de interesse ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda,

Na manhã do dia seguinte, 14, a comitiva portuguesa vai deslocar-se à província do Huambo, centro do país, onde será recebida pelo primeiro-secretário do Comité Provincial do MPLA, camarada Kundi Paihama e vai visitar a nova Cidade do Losasambo e as obras de construção do Centro Cultural local.

No dia 15, quarta-feira, às 09H30M, a delegação vai inteirar-se do funcionamento da Mediateca de Luanda, às 11H00M será recebida em audiência, na Sede Nacional do Partido, pelo vice-presidente do MPLA, camarada Roberto de Almeida e, às 15H30M, vai trabalhar na Sede do Comité Provincial de Luanda.

No dia 16, quinta-feira, às 09H30M, os comunistas portugueses vão visitar a Cidade do Kilamba e às 16H00M manterão um encontro de trabalho com uma delegação do Grupo Parlamentar do MPLA, na sua sede à baixa de Luanda, ao que se seguirá uma Conferência de Imprensa.

O seu regresso a Lisboa está marcado para a próxima sexta-feira, 17.

MPLA – COM O POVO, RUMO À VITÓRIA

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 10 de Junho de 2016.

O DIP DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA.

(nota de imprensa enviada à redacção do Portal de Angola com pedido de publicação)

JMPLA regista 500 novos ingressos nas suas fileiras no Cazenga

$
0
0

Quinhentos jovens, do bairro Terra Vermelha, município do Cazenga, Ingressaram pela primeira vez nas fileiras da organização juvenil do MPLA (JMPLA), no âmbito da campanha nacional de seu crescimento.

Promovida pelo secretariado provincial de Luanda do JMPLA, a campanha especial e massiva de crescimento com novos militantes foi realizada porta à porta, sob o lema “cada militante mais três”.

Segundo disse à Angop o primeiro secretário provincial interino de Luanda, Nelson Lopes Funete, durante a semana finda foram realizadas acções multidiciplinares a nível dos municípios de Luanda para o ingresso massivo de novos militantes na JMPLA.

Durante a actividade, acrescentou, trezentas famílias também beneficiaram de mosquiteiros impregnados, devido o registo de muitos casos da malária na zona, assim como o prosseguimento do processo de vacinação contra a febre amarela e medição arterial.

Nelson Lopes Funete indicou que a grande preocupação da população no bairro Terra Vermelha reside na inexistência da energia eléctrica e água potável, por isso, tudo será feito para se solucionar o caso com a máxima urgência possível.

Cazenga, um dos sete municípios da província de Luanda, conta com as comunas do Tala-Hadi, Cazenga e Hoji ya Henda. (ANGOP)


MPLA controla acima de 33 mil militantes em Calumbo

$
0
0

Mais de trinta e três mil cidadãos estão filiados ao MPLA, partido no poder em Angola, na comuna de Calumbo, no município de Viana, em Luanda, informou sábado o primeiro secretário local desse partido, Menezes Gonçalves.

Segundo o responsável, que falava à Angop a propósito do grau de implantação do MPLA naquela localidade, o partido “goza saúde” e as suas fileiras crescem a cada dia que passa, fruto do trabalho realizado pelos comités de acção, OMA e JMPLA.

“ Calumbo é um bastião do MPLA, o número de militantes está constantemente a subir. Nesta altura estamos a atender uma orientação da estrutura central do partido, mormente a campanha especial de crescimento, e desde sábado último foram criados pontos específicos para recrutamento de novos cidadãos para o partido”, disse.

Referiu que a campanha de crescimento vai continuar até ao sétimo congresso do partido e que decorre no sistema porta-a-porta, bem como através de postos fixos de recrutamento, onde seis activistas devidamente identificados mobilizam os cidadãos.

Depois da inscrição, explicou, faz-se a destrinça e posteriormente encaminha-se os cartões de militante aos comités de acção do partido dos bairros onde residem.

“ Tão logo o militante ingressa, dois a três dias depois recebe o cartão e é-lhe indicado o comité de acção onde se dirigir, para não se criar o militante flutuante, aquele que não consta de nenhum CAP”, elucidou.

Menezes Gonçalves faz uma avaliação positiva do funcionamento do partido, devido ao nível de aceitação junto das comunidades e da intensa actividade desenvolvida tanto pelos comités de acção, OMA e JMPLA.

A comuna de Calumbo está localizada no município de Viana e possui grandes potencialidades a nível agrícola, piscatório e turístico. (ANGOP)

Huambo: Militantes do MPLA devem estar vigilantes contra os inimigos da paz

$
0
0

Os militantes do MPLA no município da Caála, província do Huambo, foram alertados, hoje, a denunciarem aqueles que promovem acções que contrariem a tranquilidade pública nas comunidades.

A chamada de atenção veio do primeiro secretário do MPLA no município da Caála (Huambo), Victor Tchissingui, durante um acto político de massas, realizado na comuna do Cuima.

Disse ser fundamental o envolvimento de todos na manutenção da ordem social, denunciando os indivíduos com tendências de a perturbar.

Para o efeito, apelou aos militantes a serem unidos e coesos para o controlo efectivo das comunidades e ajudar a concretizar os programas de desenvolvimento do governo em prol do bem-estar da população.

Victor Tchissingui instou, por outro lado, os militantes a participar nas tarefas de exaltação do VII congresso, marcado para Agosto, pois será um marco importante na história do partido, onde serão definidas estratégias capitais para se vencer os desafios eleitorais de 2017. (AFP)

Namibe: Plano nacional de desenvolvimento da juventude apresentado aos estudantes

$
0
0

Estudantes do ensino secundário tomaram conhecimento hoje, quinta-feira, numa palestra os aspectos constantes no plano nacional de desenvolvimento da juventude 2014/ 2017, numa acção promovida pelo secretariado provincial da JMPLA no Namibe.

O director provincial da juventude e desportos do Namibe, Edgar Marcos Gabriel, frisou que a intenção é esclarecer aos estudantes sobre as acções em curso implementados pelo Executivo em prol da juventude, tais como a construção de infra-estruturas sociais, nomeadamente casas para juventude, escolas, cantinas rurais, bibliotecas e projectos ligados ao empreendedorismo, entre outros.

Edgar Marcos Gabriel salientou que a palestra serviu ainda para promover a educação patriótica no seio da juventude, partilhando ideias de sucesso que visam contribuir para a materialização e estratégias de sustentabilidade, qualificação de recursos humanos, segurança e delinquência juvenil e emprego firmação profissional.

O responsável informou que no âmbito do plano de desenvolvimento da província serão adquiridos e distribuídos de kits para pequenos negócios, a criação de gabinete para apoio dos estudantes, a construção de campos polivalentes para a massificação de diversas modalidades desportivas.

No final da actividade, os estudantes mostraram-se satisfeitos com o evento juvenil, pois serviu para elucida-los sobre as acções do Executivo para com esta franja da sociedade.

“ O mais importante é conhecermos o que o Estado tem feito para o nosso bem e sabermos aproveitar estas oportunidades, pois muitos dos projectos executados tem beneficiado jovens que hoje já conseguem sustentar as suas famílias e a dar emprego para aqueles que se encontravam desempregados “, afirmam os estudantes. (ANGOP)

Huambo: Militantes da OMA esclarecidas sobre sinistralidade rodoviária

$
0
0

Membros da Organização da Mulher Angolana (OMA), jornalistas e representantes de organizações sociais foram esclarecidas hoje, sexta-feira, na cidade do Huambo, em palestra, sobre a actual situação da sinistralidade rodoviária e suas consequências na sociedade.

A palestra, que teve lugar no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico, foi orientada pelo chefe do departamento de estudo, informação e análise da Direcção provincial de Viação e Transito, inspector Paulo Chindele Cassinda, numa promoção da OMA.

De acordo com o prelector, a redução dos acidentes de viação no Huambo e no país, em geral, depende, principalmente das famílias que têm a responsabilidade de educar os filhos, dentro do espírito de solidariedade, cortesia e amor ao próximo.

Paulo Chindele Cassinda realçou que a família, como o núcleo fundamental da sociedade, deve promover o resgate dos valores sociais e culturais, para se reduzir o índice de sinistralidade rodoviária que se assiste nas estradas.

O inspector informou que a falta de cultura, educação, solidariedade e cortesia, consumo exagerado de álcool, excesso de velocidade, sensação de impunidade, bem como o mau estado das vias, veículos e demais meios, têm sido as principais causas da sinistralidade rodoviária.

Referiu que a mulher, a julgar pela a sua estrutura psicológica, carácter e sabedoria social, deve servir de exemplo para os automobilistas e demais intervenientes da via pública.

Considerou preocupante a situação da sinistralidade rodoviária na região, uma vez que de Janeiro até a data presente já foram registados 352 acidentes de viação, que resultaram em 95 mortes e o ferimento de 365 pessoas, entre crianças e adultos.

“Apesar de ter havido uma redução de menos 53 mortes, em comparação com o igual período de 2015, é preciso continuar a educar os condutores e a população, no geral, para que a província saia da escala das mais sinistradas do país, logo após Luanda, Benguela, Huíla, Cabinda, Cuanza Sul e Bié”, asseverou. (ANGOP)

Secretaria-Geral da OMA exorta membros a cumprir com as recomendações do VI Congresso

$
0
0

A Secretaria-Geral da Organização da Mulher Angolana “OMA”, Luzia Inglês (Inga), exortou neste sábado, em Luanda, aos seus membros a cumprir com as orientações e recomendações aprovadas no sexto Congresso, realizado em Março do corrente ano, para o próximo quinquénio.

A responsável fez esta exortação na abertura da I Reunião Extraordinária do Comité Nacional da OMA, tendo referido que inicia o despontar de uma nova aurora, novos compromissos e maior responsabilidade para dar respostas aos anseios e aspirações das mulheres angolanas.

Sublinhou que pretende contar com a colaboração e talentos de todos os membros do Comité Nacional, para cumprir com os desafios que se avizinham.

Por seu turno, frisou, esta reunião tem como objectivo fazer a apreciação e eleger as candidatas a membro do Comité Central de acordo com a quota cedida pelo Partido.

Luzia Inglês disse que falta alguns dias para a realização do VII Congresso do Partido, que vai ocorrer em Agosto e deve-se colocar os militantes perante a novos desafios para enfrentar o próximo pleito eleitoral.

Participam na reunião, 183 dos 235 membros que compõe o Comité Nacional da OMA, Elias Mendes de Carvalho, Chefe de Divisão do Departamento da Organização e Mobilização para organizações sociais do Partido e membros de honra da organização feminina do MPLA. (ANGOP)

Viewing all 1409 articles
Browse latest View live